Os Mitos Lunares da Lua Azul, Super Lua e Lua de Sangue
A Lua é o corpo celeste campeão de mitos populares desde a antiguidade. Provavelmente este fato se deve a percepção a olho nu que temos de nosso único satélite natural e das mudanças de brilho em sua face voltada para nós, ou seja, as fases lunares. Um outro fato importante e perceptível a olho nu é sua mudança de posição entre as estrelas de uma noite para outra no céu.
Entre os mitos contemporâneos, sem dúvida nenhuma a Super Lua e a Lua Azul são os mais comentados e divulgados. Vamos entender um pouco mais sobre o que realmente ocorre com nosso satélite natural nessas ocasiões.
Lua Azul
Astronomicamente falando, a Lua Azul não é um fenômeno celeste. Lua Azul é o nome dado a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês e, obviamente, a Lua não estará com cor azul no céu.
Em média, temos a ocorrência de uma Luz Azul a cada 3 anos. Se a Lua cheia ocorrer logo no dia 1 em meses de 30 dias ou entre dias 1 e 2 em meses de 31 dias, teremos a segunda Lua cheia dentro deste mesmo mês, sendo então chamada popularmente de Lua Azul.
A próxima Lua Azul ocorrerá no dia 31 de outubro de 2020.
Super Lua
Este é sem dúvida o mais controverso dos mitos atuais. Se você está acostumado a pedir um bolo redondo de 8 pedaços e você tem a opção de pedir um super bolo, você provavelmente irá imaginar este bolo com o dobro de tamanho do bolo normal de 8 pedaços, ou seja, o super bolo deverá ter 16 pedaços.
Muito bem, o problema é que a chamada Super Lua, que ocorre durante a fase de Lua cheia, a Lua estará apenas com 13% de seu diâmetro maior que o habitual. Isso daria apenas um pedaço a mais em seu super bolo comparado ao bolo normal.
A Super Lua a exemplo da Lua Azul, não é um fenômeno astronômico. Ela ocorre quando coincidir a fase de Lua cheia com a passagem da Lua próxima do ponto de maior aproximação orbital com a Terra, ponto este chamado de Perigeu. Em Astronomia, a Super Lua recebe o nome de Lua cheia de Perigeu.
Já o ponto orbital mais distante é chamado de Apogeu. Essa variação na distância orbital da Lua em relação a nosso planeta ocorre porque a orbita lunar não é circular e sim elíptica (uma analogia aproximada é imaginar uma elipse sendo um círculo achatado).
A próxima Super Lua ocorrerá no dia 9 de março de 2020.
Lua de Sangue
O mito da Lua de Sangue surgiu desde a antiguidade, onde devido sua coloração avermelhada assumida durante alguns eclipses totais lunares, povoavam a mente humana que imaginava a Lua banhada de sangue.
Este sim é um fenômeno astronômico, por se tratar de um Eclipse Lunar Total.
A ocorrência de um Elipse Lunar Total se dá quando a Lua se encontra sobre o plano da orbita terrestre (Eclíptica) em fase de Lua cheia. O plano da orbita lunar está inclinado em relação ao plano da orbita terrestre em torno do Sol cerca de 5 graus. Essa inclinação é suficiente para que a Lua não cruze o cone de sombra que nosso planeta projeta no espaço a cada 29,5 dias, que é o intervalo de tempo entre a ocorrência de duas Luas cheias.
Ocorrem em média dois eclipses lunares por ano.
O próximo Elipse Total Lunar visível no Brasil será no dia 16 de maio de 2022.
Boas observações a todos!