Esfera Armilar

A Esfera Armilar é um antigo instrumento Astronômico, representando a Esfera Celeste com a Terra ao centro, onde estão presentes os principais círculos máximos e menores, eixos e pontos, utilizados pelos Astrônomos para o posicionamento dos corpos celestes. É a base para as coordenadas utilizadas na Astronomia.

A utilizamos para explicar o movimento aparente de Sol, as estações do ano, círculos máximos e menores como o equador celeste e os trópicos, de Cancer e Capricórnio, movimento aparente dos planetas e estrelas no céu. Num aprofundamento em séries mais próximas ao ensino médio pode-se abordar as coordenadas celestes que são utilizadas pelos astrônomos para estudar os astros no céu.

Observação: Atração Exclusiva para Escolas e Grupos Fechados.

esfera armilar

A palavra “armilar” provém de armilos, que significa anéis. Vários “anéis” compõem a esfera armilar como os círculos polares, equador celeste, os trópicos, a eclíptica, os coluros e meridiano.

A Esfera Armilar figurou nas bandeiras do Brasil Colônia, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, Império do Brasil e na do antigo estado da Guanabara. 

 

Nas atividades pode-se abordar os seguintes tópicos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC

 

CIÊNCIAS – 4º ANO

Calendários, fenômenos cíclicos e cultura: (EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

 

CIÊNCIAS – 5º ANO

Terra e Universo: Constelações e mapas celestes. Movimento de rotação da Terra

(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

 

CIÊNCIAS – 6º ANO

Forma, estrutura e movimentos da Terra:

(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

 

CIÊNCIAS – 8º ANO

Terra e Universo. Sistema Sol, Terra e Lua.

(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.