Esta semana tem mais uma Lua Cheia de Perigeu!
Enquanto a Deusa Selene (em grego), ou seja, a nossa Lua (em romano) orbita o planeta Terra em uma orbita elíptica em uma distância média de 384.400 km, ocorrem todas as suas fases (Cheia, Quarto Minguante, Nova e Quarto Crescente).
No dia 07 (terça feira) e também dia 08 (quarta feira) o nascer da Lua ocorre próximo de seu Perigeu (ponto de maior aproximação com nosso planeta). A Lua estará no Perigeu as 15h10 do dia 07 a pouco mais de 356.900 km de nós. A fase de Cheia ocorre as 23h35 da noite deste mesmo dia.
Quando a fase de Lua Cheia ocorre próximo desse ponto, chamamos em Astronomia de Lua Cheia de Perigeu (conhecido popularmente como Super Lua). O ponto de maior distância da Terra é chamado de Apogeu.
Por estar próximo do Perigeu, o disco lunar nos mostra um aumento em seu diâmetro em torno de 13%. Quando observamos o nascer da Lua num momento como este, podemos perceber visualmente esse pequeno aumento, mas, quando a Lua já se encontra mais alta no céu, isso se torna mais imperceptível.
Se você estiver com o horizonte Leste livre de obstáculos visuais, vale a pena observar o nascer da Lua tanto no dia 07 como no dia 08, pois, ambos esses dias estarão próximos do perigeu e a fase de Cheia ocorrer as 23h35 da noite do dia 07 para nossa região.
Nesta Lua Cheia de Perigeu em particular para o Hemisfério Norte, ela ganha um nome popular de “Super Lua Rosa”. A palavra “rosa” é acrescentada neste momento em razão das flores silvestres chamadas “Creeping Phlox” florescerem no início da primavera do hemisfério norte. A Lua Cheia de abril corresponde ao período próximo de floração dessa espécie e, por isso, ganhou popularmente o nome “rosa”.
Boa observação a todos!