Série Constelações – Andrômeda
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação de Andrômeda.
Origem histórica:
Ela se encontra entre as 48 constelações que foram relacionadas por Ptolomeu em sua obra “Almagesto” no Século II da era comum e permanece até hoje com o mesmo nome e representação como uma das 88 constelações modernas. Andrômeda tem suas raízes mais firmes na cultura grega, embora uma figura feminina na localização celeste de Andrômeda já tenha sido citada, anteriormente a ela, na astronomia babilônica. Ela foi nomeada a partir de Andrômeda, filha de Cassiopeia e Cefeu (homenageados em constelações), da mitologia grega, que foi acorrentada a um rochedo para ser então devorada pelo monstro marinho Cetus que também virou uma constelação. Nesta descrição mitológica, Andrômeda é salva por Perseu em seu cavalo alado Pégasus e todos viraram figuras na esfera celeste.
Abaixo: representação artística e mitológica de Perseu salvando Andrômeda do monstro Cetus em seu cavalo Pégasus.
Principais estrelas:
Alpheratz é a estrela mais brilhante da constelação com uma magnitude visual total de 2,1 e se encontra a uma distância de 97 anos-luz da Terra. Ela representa a cabeça de Andrômeda.
Mirach é uma estrela gigante vermelha e está localizada na parte da chamada “a cinta” da constelação. Esta estrela se situa a 198 anos-luz de distância e possui uma magnitude de 2,06.
Almach é uma estrela gigante alaranjada com magnitude visual de 2,14 e se encontra a distância de 358 anos-luz de nós.
Principais objetos:
Existe uma nebulosa planetária proeminente em Andrômeda catalogada como NGC 7662. Está situada a uma distância de cerca de 4.000 anos-luz e recebe o nome de “Nebulosa Bola de Neve Azul” sendo um alvo popular para astrônomos amadores munidos com telescópios, pois possui uma magnitude de 9,2 sendo invisível a olho nu.
Mas, sem dúvida nenhuma o objeto celeste de céu profundo mais famoso nesta constelação é a galáxia em espiral de grande porte catalogada como Messier 31 ou M31 ou ainda como NGC 224, mas conhecida coloquialmente como a “Galáxia de Andrômeda”. A M31 é um dos objetos mais distantes visíveis a olho nu, estando a cerca de 2,2 milhões de anos-luz da Terra e brilhando com uma magnitude de 3,5.
Tags:Andrômeda