Fernão de Magalhães também navegou entre planetas!
Magellan (do inglês) ou simplesmente, Magalhães, foi uma sonda espacial não tripulada projetada pelo NASA. Seu lançamento ocorreu em pleno espaço no dia 4 de maio do ano de 1.989 com destino ao planeta Vênus (Afrodite na mitologia grega). Ela alcançou esse planeta no dia 10 de Agosto de 1.990.
Seu nome é em homenagem ao grande navegador português Fernão de Magalhães, que também foi reconhecido na nomeação de objetos associados à Astronomia, como as Nuvens de Magalhães (Grande e Pequena – galáxias satélites da nossa) e as crateras lunares de Magalhães e Magalhães A.
Ela foi lançada pelo Ônibus Espacial Atlantis do espaço, no que foi a pioneira neste tipo de lançamento e sua viagem interplanetária durou um ano e meio.
Objetivos da Missão: realizar um levantamento cartográfico venusiano por meio de um radar instalado a bordo, durante um período de 5 anos (entre os anos de 1.990 e 1.994). Após o final desta parte da missão, efetuar uma análise gravimétrica do planeta e numa segunda fase, identificar os níveis de atividade da superfície (atividade vulcânica, movimentos tectônicos, entre outros).
Mas, devido ao longo período de rotação do planeta Vênus (aproximadamente 243 dias terrestres), a missão colocou a sonda numa órbita polar com um período de 3,25 horas. Desta forma, no final de cada órbita a sonda transmitia a informação recolhida sobre uma faixa longitudinal da superfície venusiana e no final de uma rotação completa do planeta (aproximadamente 8 meses) entre setembro de 1.990 e maio de 1.991, a Magalhães mapeou cerca de 84% de sua superfície.
No mês de abril de 1.994, ela iniciou uma última fase de experiências técnicas e científicas relacionadas com o comportamento que as sondas sofrem nas altas atmosferas planetárias. Esta fase teve seu fim com a entrada da Magalhães na atmosfera de Vênus e a sua consequente destruição e vaporização no dia 11 de outubro do ano de 1.994.
Magalhães cumpriu com êxito sua missão após sua navegação interplanetária!
Tags:missões espaciais