O Próxima b pode possuir características parecidas com a Terra!
Neste momento, os astrônomos estão se concentrando num mundo fora do Sistema Solar muito próximo do nosso e que pode possuir características parecidas com o nosso planeta em muito mais detalhes do que se esperava.
O exoplaneta em alta no momento é o Próxima b, que foi confirmado a sua existência no ano de 2.016 e pertence ao sistema planetário da estrela Próxima Centauri da constelação do Centauro, que é nada mais e nada menos, que a estrela mais próxima de nós, daí o seu nome. Este sistema se encontra a 4,2 anos-luz da Terra.
As pesquisas mais recentes revelaram que o Próxima b tem uma massa cerca de 1,17 da massa terrestre e está localizado na chamada zona de habitabilidade de sua estrela hospedeira. O seu período de Translação é de apenas 11,2 dias terrestres.
Os dados são do espectrógrafo ESPRESSO (instrumento que analisa a luz de um corpo celeste), construído na Suíça e instalado no Very Large Telescope (VLT), no deserto do Atacama no Chile. Sua precisão nos dados é muito alta, sendo considerado o espectrógrafo mais preciso da atualidade. Para se ter uma ideia, ele mede a massa de um exoplaneta com uma precisão de 1/10 da massa terrestre.
As informações atuais mostram que o Próxima b recebe de sua estrela hospedeira uma energia comparável à que a Terra recebe do Sol, então em sua superfície a temperatura pode permitir a existência de água em estado líquido.
Um detalhe importante é que a estrela Próxima Centauri é uma anã vermelha ativa, que irradia muito raios X para o seu sistema planetário. O Próxima b recebe aproximadamente 400 vezes mais raios X que a Terra recebe do nosso Sol, tonando um complicador para existência de vida como nós conhecemos.
Com certeza ainda existe um longo caminho a percorrer e muitas explorações a serem feitas, mas, o Próxima b é um forte candidato para a busca por bioassinaturas numa atmosfera que pode, por exemplo, proteger sua superfície dos intensos raios X recebidos de sua estrela.
Tags:exoplanetas