A tão aguardada Missão do James Webb!
Está previsto para o mês de março do ano de 2.021 o esperado lançamento, após muitos atrasos, do novo telescópio espacial, o James Webb Space Telescope (JWST).
O JWST é um projeto da NASA em parceria com a Agência Espacial Canadense e a Agência Espacial Europeia que possui uma finalidade de colocar no espaço um novo telescópio para captar imagens da formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução delas, observar a produção dos elementos químicos pelas estrelas e ver os processos de formação tanto delas como dos planetas, ou seja, de sistemas planetários.
Após o lançamento do Telescópio Espacial Hubble, importantes novas tecnologias foram desenvolvidas e o JWST vem exatamente com esta nova concepção tecnológica. Desta forma, este projeto visa substituir o Hubble de maneira parcial nos próximos anos, principalmente no infravermelho.
Este nome, James Webb, é em homenagem a um ex-administrador da NASA, James Edwin Webb, que liderou nada menos que o programa Apollo, além de uma série de outras importantes missões dentro da agência americana.
Outro aspecto importante desta missão é que o JWST ficará numa distância muito maior que o Hubble se encontra da Terra, estando numa orbita além da distância que a Lua está de nós. Com isso, não será possível, por exemplo, realizar manutenção no James Webb como foi feito no Hubble. Isto deve reduzir o período de vida útil do JWST para poder operar em sua plenitude.
Segundo a engenharia envolvida neste projeto: “O Webb será o maior, mais poderoso e complexo telescópio espacial já construído e lançado no espaço. Alterará fundamentalmente nossa compreensão do Universo. Os comprimentos de onda mais longos (infravermelho) permitem que Webb pareça muito mais próximo do início dos tempos e procure a formação não observada das primeiras galáxias, além de olhar dentro das nuvens de poeira onde estrelas e sistemas planetários estão se formando hoje” (fonte: https://www.jwst.nasa.gov).
Aguardaremos com muita expectativa o início das observações do JWST.
Tags:missões espaciais