O Universo dentro de casa!
Muitas vezes ouvimos dizer que estudar o Universo é muito abstrato ou mesmo tão distante de nós. Mas, as leis físicas que regem o movimento de uma galáxia inteira são as mesmas leis que regem muitas coisas dentro de nossas casas!
A pressão e a temperatura no interior de uma estrela definem, por exemplo, sua coloração na fotosfera (superfície visível da estrela). Cor está diretamente ligada à temperatura e isto é uma lei física válida em todo Universo, inclusive numa barra de ferro que você pode aquecer no fogo de seu fogão em sua cozinha.
Ao aquecer essa barra de ferro de cor negra, você perceberá que ela assumirá primeiramente uma cor bem avermelhada. Posteriormente, perceberá que se continuar aquecendo essa barra ela chegará a uma cor mais esbranquiçada.
Agora, faremos a seguinte pergunta: Uma estrela de cor vermelha e uma estrela de cor branca (em suas fotosferas), qual a de maior temperatura superficial?
A resposta já foi dada quando você aqueceu a barra de ferro dentro de sua casa. Se ela assumiu primeiro a cor vermelha e quando continuou sendo mais aquecida se tornou branco, obvio que a cor branca é de maior temperatura que a cor vermelha. Sim, isto também é válido para a cor da estrela, ou seja, a estrela de cor branca possui uma maior temperatura em sua superfície visível do que a estrela de cor vermelha.
Muitas vezes pensamos o contrário, achando que o vermelho seria mais quente que o branco. Mas, as leis físicas são únicas em todo Universo, assim as estrelas seguem essas mesmas leis que a barra de ferro dentro de nossas casas.
Sabemos hoje pela Cosmologia que a temperatura do Universo é de 2,7 Kelvin (K), ou seja, 2,7 graus acima do chamado “zero absoluto”, que é a temperatura menor que podemos conceber (Zero Kelvin = -273 graus Celsius).
Sim, nosso Universo é muito frio! E esse pouco de temperatura que existe permeando todo o Universo nada mais é que um legado do Modelo do “Big Bang”, que descreve a evolução que segue todo o Cosmos desde 13,8 bilhões de anos atrás.
A forma de medir essa temperatura do Universo se utiliza dos mesmos conhecimentos de física que usamos dentro uma torradeira elétrica caseira!
Tags:universo