Descoberto um Exoplaneta “Falso Positivo”!
Um exoplaneta é um planeta que orbita outra estrela sem ser nosso Sol. Existem cerca de 3.000 exoplanetas catalogados e este número sempre aumenta.
Utilizando dados de observações antigas do Telescópio Espacial Kepler, um grupo de astrônomos descobriu recentemente um novo exoplaneta que pode ser parecido com a Terra, designado como Kepler-1649c, orbitando na zona habitável de sua estrela hospedeira.
O novo exoplaneta é cerca de 1,06 vezes maior que o nosso planeta e possui uma temperatura de aproximadamente – 39° Celsius. Ele está localizado a 300 anos-luz de nós. O Kepler 1649c orbita sua estrela em apenas 19,5 dias terrestres, ou seja, seu ano não dura nem 20 dias terrestres.
Cientistas da missão Kepler desenvolveram um algoritmo chamado “Robovetter” para auxiliar e classificar as enormes quantidades de dados produzidos pelo Telescópio Espacial Kepler, gerenciada pelo Ames Research Center da NASA, localizado no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). O Kepler procurou por planetas usando o método do trânsito, observando as estrelas e procurando quedas de brilhos enquanto os exoplanetas orbitam na frente de suas estrelas hospedeiras.
Em sua maioria, essas quedas de brilhos vêm de outros fenômenos que não são exoplanetas, mas sim de outros corpos cósmicos que literalmente passam a frente da estrela que está sendo observada. O trabalho do Robovetter era distinguir os 12% de quedas que eram prováveis exoplanetas reais das demais quedas. Essas “assinaturas” que o Robovetter determinou ser de outros corpos celestes foram classificadas como “falsos positivos”.
Uma equipe revisa o trabalho do Robovetter, verificando por cada “falso positivo” para garantir que eles sejam realmente erros e não exoplanetas. O Robovetter havia rotulado errado o Kepler-1649c como sendo um desses “falsos positivos”!
Será uma nova Terra? Estudos posteriores poderão mostrar mais detalhes deste este novo mundo.
Tags:exoplanetas