A Astronomia nas Bandeiras!
Conhecemos bem nossa Bandeira Nacional representada com muitas estrelas e uma faixa central. Todos aprenderam na escola os significados de cada cor de nossa bandeira e também o que as estrelas representam nela juntamente com a faixa centralizada.
Mas não é somente a nossa bandeira que possui referencias astronômicas, por exemplo, a bandeira da Turquia é representada por uma Lua Crescente e uma Estrela brilhante que muitos dizem representar o planeta Vênus. A origem exata desta Bandeira é desconhecida oficialmente e esses símbolos foram adotados em 1876.
História nossa Bandeira:
A Nossa Bandeira foi “adotada” por um decreto de 19 de novembro do ano de 1.889 preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório na época.
A concepção da nova Bandeira do Brasil deve-se o crédito ao Prof. Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil, com colaboração direta do Dr. Miguel Lemos e do Prof. Manuel Pereira Reis, catedrático de Astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi feito pelo pintor Décio Vilares.
A cor verde e amarela refere-se à casa real dos Bragança, da qual pertencia também o imperador D. Pedro I e à casa real dos Habsburg, qual fazia parte à imperatriz D. Leopoldina.
O Círculo interno azul faz referencia a esfera celeste com a inclinação da latitude correspondente da cidade do Rio de janeiro no dia 15 de novembro de 1.889 as 08h30(manhã) local.
Muito se discute sobre a representação da faixa branca central, alguns dizem que esta faixa representa a Eclíptica (plano da orbita terrestre), outros indicam que seja o Equador Celeste. Mas, acredita-se que na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas para a inscrição do lema “Ordem e Progresso” (atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte).
As estrelas de nossa Bandeira Nacional:
Sabemos que cada estrela representa um estado da federação e o Distrito Federal (ver imagem abaixo). Elas estão representadas em cinco tamanhos diferentes. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes visuais astronômicas, mas aparentemente estão relacionadas com elas. O Cruzeiro do Sul é a constelação de destaque na Bandeira Nacional, sendo a estrela de Magalhães (Alfa desta constelação e sua base) a representante do Estado de São Paulo.
Porque o Estado do Pará é a única estrela representante acima da faixa branca?
Não há uma resposta oficial para esta pergunta, mas se considerarmos a faixa branca como sendo a linha do equador terrestre a resposta seria que na época de sua elaboração, o Estado do Pará era o de maior área de território no Hemisfério Norte (acima da linha do equador), pois ainda havia os Territórios não decretos como Estados.
Curiosidade: outras bandeiras com a constelação do Cruzeiro do Sul presente