Temos uma segunda Lua!
A Lua, nosso único satélite natural até então, tem um novo companheiro temporal e provisório que podemos chamar de “quase lua”!
O Minor Planet Center (Centro de Planetas Menores – órgão responsável em observar e calcular orbita de cometas e asteroides que cruzam a orbita terrestre ou próximo a ela) com sua sede em Washington (EUA) fez um anuncio recentemente de que uma “segunda pequena lua” está orbitando nosso planeta há aproximadamente de 3 anos.
Os cálculos realizados pelos astrofísicos responsáveis diz que esta “mini-lua ou segunda lua” é um asteroide que possui cerca de 3,5 metros de diâmetro em seu semi-eixo maior e deverá orbital a Terra por mais algum tempo apenas.
No dia 15 de fevereiro deste ano este corpo celeste designado como 2020CD3 foi Identificado pelos astrônomos Theodore Pruyne e Kacper Wierzchos utilizando o telescópio do Observatório Monte Lemmon, perto da cidade de Tucson, localizado no Arizona (EUA).
Os astrônomos afirmam que estas chamadas “mini-luas” são constantemente atraídas pela Força Gravitacional da Terra e ficam por um tempo orbitando nosso planeta e depois se “desprendem” de nós e voltam a outras orbitas pelo Sistema Solar devido seus pequenos tamanhos, ou seja, possuem pequenas massas e também a Força Gravitacional tanto do Sol como de outros corpos celestes de nosso sistema.
Desta forma, se torna muito difícil fazer previsões orbitais precisas desses pequenos objetos e saber quando entrarão em orbita da Terra e também quando sairão dela.
Por exemplo, entre o mês setembro do ano de 2.006 e junho de 2.007 outro asteroide designado como 2006RH120 orbitou nosso planeta, se tornando nossa “segunda lua” também naquele período.
Infelizmente por serem pequenos e estarem tão distante de nós, esses novos “companheiros terrestres” temporais não se tornam visíveis a olho nu e assim, continuaremos observando a nossa Lua como sendo a única em nossos céus!