O Sol como nunca visto!
Sempre que contemplamos um belo por do Sol, muitas vezes nos indagamos: Como o Sol funciona? Como ele produz sua energia que nos envia?
A Agência Espacial Europeia (AEE) em parceria com a NASA lançou a partir do Cabo Canaveral (EUA) no dia 9 de fevereiro deste ano a sonda não tripulada Solar Orbiter (SolO) para pesquisar nossa estrela e ajudar a solucionar algumas duvidas que ainda existem sobre a dinâmica do Sol.
As imagens foram coletadas em frequência do ultravioleta nesta semana pela sonda que se encontrava a 77 milhões de km da superfície solar.
O que chamou a atenção nessas primeiras imagens foi pequenas explosões que possuem apenas um milionésimo do tamanho das explosões que ocorrem na superfície visível do Sol captado através de telescópios na Terra. Essas pequenas explosões receberam o nome simbólico de “fogueiras de acampamento” pelos astrônomos.
Ainda se estudam essas imagens para entender se essas pequenas explosões nunca antes observadas estão sendo geradas pelos mesmos mecanismos das outras explosões rotineiras já observadas.
Essas “fogueiras de acampamento” podem ser, por exemplo, a responsável pelo misterioso aquecimento que ocorre na Coroa Solar (camada mais externa do Sol) que a torna com uma temperatura muito maior que sua Fotosfera (superfície visível do Sol).
Entender a dinâmica solar é importante, pois, as explosões de partículas carregadas e seus campos magnéticos que o Sol emite e chegam até nós, causam problemas nos sinais de satélites artificiais e prejudicam comunicações via rádio também.
A SolO poderá desta forma, auxiliar os astrônomos a entender um pouco mais e assim poder prever essas interferências.
Tags:sol