A Exposição de Modelos de Foguetes Brasileiros do MAAS!
O MAAS – Museu Aberto de Astronomia – parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências estará inaugurando em seu retorno de atividades após o período de Pandemia uma nova exposição sobre os principais modelos de foguetes da Agencia Espacial Brasileira (AEB) já desenvolvidos e em desenvolvimentos.
São 10 modelos em exposição com suas características físicas e dinâmicas onde os nossos visitantes poderão entender um pouco mais da história do desenvolvimento da tecnologia espacial em nosso país.
Os foguetes da série Sondas, por exemplo, foram os primeiros foguetes fabricados no Brasil e foram lançados a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) no estado do Rio Grande do Norte. Eles são foguetes de sondagem utilizados em missões sub-orbitais de exploração do espaço, capazes de lançar cargas úteis compostas por experimentos científicos. O GETEPE (Grupo Executivo e de Trabalho e Estudos de Projetos Espaciais) foi um grupo de trabalho criado em 1.964, que viabilizou o ingresso do Brasil nas atividades de pesquisas espaciais internacionais, vindo depois a se transformar no que é hoje o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) integrado a Agencia Espacial Brasileira (AEB), uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em fevereiro de 1.994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial e além de gerenciar o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, gerencia também o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão.
Estamos acompanhando esses avanços tecnológicos em nosso país e ficamos na torcida para que o Brasil também conquiste o espaço interplanetário!
É o Brasil rumo ao espaço, a fronteira final!
Tags:foguetes