A missão do VLM-1 brasileiro!
O projeto VLM-1 (Veículo Lançador de Microssatélite) é um projeto desenvolvido com parceria entre o Instituto de Aeronáutica de Espaço (IAE), organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o DLR-Moraba, que é uma organização pertencente ao Centro Aeroespacial Alemão (DLR).
Com o desafio tecnológico que o desenvolvimento do VLM-1 representa para o Brasil, o caminho adotado foi à criação de um projeto intermediário e estruturante, que fosse tecnicamente mais simples e que possibilitasse a qualificação e testes em voo de alguns dos principais sistemas em desenvolvimento do VLM-1. Com isso, foi criado um projeto do veículo VS-50, composto por dois estágios.
Objetivos do projeto VLM-1: desenvolvimento de um veículo destinado ao lançamento de microssatélite em órbitas baixas com 3 estágios. Os três sistemas propulsivos do VLM-1 são movidos a propelente sólido.
Finalidades do projeto VLM-1: garantir a autonomia do Brasil no desenvolvimento e lançamento de veículos lançadores de microssatélites previstos no PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais) e envolve a realização de muitos estudos, projeto, fabricação, integração, ensaios, análise de conformidade e operação desses veículos.
Planejamento do projeto: O IAE e o DLR-Moraba prevê a realização de 2 lançamentos do VS-50 e 1 lançamento para o VLM-1 até a conclusão deste projeto. Muitos dos sistemas já tiveram suas CDR (Critical Design Review) aprovadas, e se encontram em fase de fabricação de seus protótipos para os testes de qualificação e aceitação.
Todos os sistemas em desenvolvimento para instrumentar os veículos VS-50 e VLM-1, é de responsabilidade brasileira e estão sendo financiados com os recursos provenientes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e os outros sistemas em desenvolvimento, sob responsabilidade alemã, estão sendo financiados com os recursos do DLR alemão.
Tags:missão espacial