A acoplagem de dois Satélites Comerciais!
Na nova era espacial que estamos vivenciando foi possível à acoplagem de um Satélite comercial com outro em plena orbita terrestre a 36.000 km de altitude no dia 25 de fevereiro as 7h15 (horário de Brasília) deste ano.
O Satélite Intelsat-901 que há mais de 19 anos faz transmissões de TV agora possui sua chamada “vida útil” renovada e prorrogada por mais cerca de 5 anos de atividades graças a outro Satélite Artificial que se acoplou a ele como sendo uma espécie de “unidade auxiliar” para poder realizar funções que o Intelsat-901 já não conseguia mais operar.
Esta foi a primeira vez que dois satélites comerciais se acoplaram desta forma em uma altitude assim afirmou a empresa Northrop Grumman, a responsável pela unidade que foi acoplada ao Intelsat-901.
O MEV-1 (Missão Veículo de Extensão) que se acoplou irá após encerrar sua missão com o Intelsat-901 o levar para uma orbita especial quando cessar seu funcionamento e deverá se acoplar a outro satélite que necessite de ajustes desta forma.
Esse tipo de acoplagem abre a possibilidade de se realizar serviços em órbita, como por exemplo, recarregar o combustível de satélites ou mesmo poder retirar peças que não executam mais suas tarefas.
Estuda-se também uma elaboração de cápsulas para poder levar combustíveis a satélites que ainda podem operar com seus instrumentos, mas estariam com estágio final de seus combustíveis para mantê-los em pleno funcionamento.
As empresas envolvidas com essas novas tecnologias espaciais com certeza farão surgirem mais receitas econômicas e mais possibilidades de atividades espaciais em conjunto como esta realização da acoplagem do MEV-1 com o satélite de telecomunicações Intelsat-901.
Enfim, viva a nova era espacial que estamos presenciando e que todo esse avanço nos traga mais benefícios em Terra firme também!
Tags:satélite