A exposição de meteoritos do MAAS
O Museu Aberto de Astronomia – MAAS – parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências, possui uma exposição de meteoritos dentro do Espaço Atlas com algumas particularidades bem interessantes.
Um meteorito é um pequeno pedaço de asteroide ou mesmo um pedaço da Lua ou do planeta Marte que chegou até a superfície da Terra. Meteoritos lunares ou marcianos são os mais raros. Eles chegam até nós após serem lançados de sua origem devido à queda de outro meteorito na superfície da Lua ou de Marte e com essa colisão é arrancado material do solo e arremessado ao espaço, pois a gravidade na Lua e em Marte é menor do que na Terra, isto facilita esse arremesso ao espaço interplanetário e este material então se torna um asteroide vagando pelo espaço e que pode ser atraído pela gravidade de outro planeta.
Na exposição do MAAS sobre meteoritos temos uma amostra marciana e duas lunares além de vários outros meteoritos que são provenientes da zona de asteroides que se situa entre os planetas Marte e Júpiter, no chamado Cinturão de Asteroides. Todos estão identificados com placas com suas composições químicas e locais de queda.
Possuímos também uma amostra do meteorito de Chelyabinsk que explodiu na atmosfera sobre a Rússia no dia 15 de fevereiro do ano de 2.013 e estilhaçou alguns vidros de vidraças devido à onda de choque e foi bastante divulgado na época pela imprensa.
Quando vemos a entrada de um pedaço de asteroide ou mesmo de um cometa na atmosfera terrestre, observamos o que nossos antepassados chamavam de “estrela cadente” e que ainda nos dias de hoje é usado como um nome popular para designar o fenômeno luminoso que este corpo celeste causa em nossa atmosfera e que em astronomia, chamamos este caminho luminoso que observamos de estria.
Venha conhecer nossos meteoritos e entender um pouco mais como chegaram até a Terra e de onde vieram.
Tags:astronomia meteoritos