A Terra, o Céu Estrelado e a Pandemia!
Nos dias de quarentena mundial devido à pandemia, as pessoas em geral deixaram de realizar muitas atividades de rotina, como sair de carro, as indústrias paralisaram suas produções, enfim, uma mudança radical no dia a dia do planeta Terra.
O céu para os astrofotógrafos está muito mais limpo de poluição química, as chuvas de meteoros estão melhores visíveis com esta limpeza da atmosfera, pelo menos que momentaneamente. A diferença é pequena, mas perceptível. Para fotos de longa exposição à atmosfera mais limpa favorece esse tipo de captura de imagens.
Outro detalhe importante com essa diminuição da atividade humana na superfície da Terra é a diminuição da vibração da crosta terrestre devido à ação humana. Alguns sismólogos avaliam que com a diminuição de ruídos sísmicos provocado pela circulação de pessoas e, principalmente, rodoviária e também atividades de mineração, faz com que as vibrações na crosta terrestre diminuíram sensivelmente para detecção de instrumentos sensíveis.
Com isso, se consegue detectar terremotos menores e outros eventos sísmicos que algumas estações sísmicas nunca haviam registrado devido os tremores que eram registrados pela agitação humana e de indústrias. Desta forma, podemos entender melhor como funciona nosso planeta por dentro e saber como prever suas atividades.
Até a visibilidade de satélites artificiais como o projeto Star Link tem sido mais bem observado por nós devido à atmosfera estar com menos poluição química com a baixa atividade das indústrias no mundo todo.
Um novo cometa que poderá ser visível a olho nu mais para o final deste mês de maio para o hemisfério sul da Terra, poderá ser melhor observado com esta diminuição de poluentes em nossa sofrida atmosfera terrestre.
As observações por telescópios também sofrem muita interferência desta poluição química, com isto, está mais favorável nessas noites às observações por telescópios de corpos celestes de céu profundo, ou seja, galáxias e aglomerados estelares e também as nebulosas difusas que são de difícil definição de imagem.
Enquanto infelizmente passamos por esta dura quarentena, podemos tirar algum benefício, pelo menos que momentâneo, para atividades observacionais de nosso céu estrelado!
Boas observações a todos!
Tags:astronomia