Do Espaço para as profundezas dos Oceanos!
O nome dela é Kathy Sullivan! Ela é uma ex-astronauta da NASA e se tornou a primeira pessoa a viajar ao espaço e depois descer até o ponto mais profundo conhecido nos oceanos terrestre.
No dia 08 de junho, Kathy Sullivan (68 anos) fez história com seu mergulho de 35.810 pés (ou quase 11 mil metros, ou seja, 11 km) no Challenger Deep, ponto mais profundo do Oceano na Fossa das Marianas, no Pacífico.
Sullivan ficou aproximadamente uma hora e meia explorando uma vala em um veículo submersível (veículo de exploração aquático) construído para suportar a grande pressão nesta profundidade.
Com esta profundidade de 11 km, a temperatura da água é extremamente baixa, não há presença de luz solar e a pressão é alta. Mas, mesmo assim, existe vida nesses pontos profundos e é isso que os pesquisadores estão começando a entender como espécies sobrevivem em ambientes extremos.
Com certeza, Kathy deve ter feito comparações com os ambientes espaciais e as profundezas oceânicas terrestre nesta sua jornada nesses dois mundos distantes, mas que interagem de certa forma.
Sullivan foi astronauta da NASA no ano de 1.979 e fez história em 1.984 como a primeira mulher americana a concluir uma viagem espacial com uma duração de 532 horas no espaço.
Kathy Sullivan completou seus estudos de doutorado em Geologia na Universidade de Dalhousie, localizada no Canadá, antes de se tornar astronauta.
Curiosidade: quando retornou à base após seu mergulho, Sullivan e Victor Vescovo (companheiro no mergulho) fizeram uma ligação para a Estação Espacial Internacional, conectando as pessoas que estão explorando as maiores fronteiras da humanidade neste momento de pesquisas e descobrindo os limites dos seres humanos.
Sullivan diz esperar que expedições como essas que ela realizou, possam incentivar mais pessoas a continuar ultrapassando as “fronteiras” do nosso mundo conhecido.
Parabéns a Kathy Sullivan pelas suas duas missões, do espaço para as profundezas dos oceanos!
Tags:missão espacial