Do espaço para sua casa!
A importância da exploração espacial é tão rica em detalhes tecnológicos que muitos produtos e tecnologias desenvolvidas para uma missão espacial ser executada da melhor maneira acabaram dentro de nossas casas sem mesmo nos darmos conta.
A nanotecnologia é um bom exemplo. As câmeras de celulares tiveram sua origem na exploração do espaço. Essas câmeras utilizam um sensor chamado de CMOS e foram desenvolvidas inicialmente para poder ser acopladas em naves espaciais com um tamanho reduzido ao máximo e com boa qualidade para a captação de imagens. Componentes eletrônicos vieram neste lote nano tecnológico espacial e hoje são utilizados em vários equipamentos eletrônicos de nossos dia a dia.
Aquelas famosas papinha de bebês, também é fruto das pesquisas da NASA para alimentar seus astronautas em missões espaciais. Este produto foi desenvolvido na década de 60 pelo laboratório Marietta pensando em como criar uma fonte de alimentação que fosse rica em nutrientes e fácil de poder ser transportada e ingerida pelos astronautas no espaço, mas a NASA reprovou este projeto e o laboratório forneceu a tecnologia para a fabricação de comida enriquecida para os nossos bebês em terra mesmo.
Já a área da medicina que utiliza hoje a tecnologia aplicada para pacientes que necessitam de ressonância magnética e tomografia computadorizada são provenientes do desenvolvimento de um processo digital criado para que os astrônomos e astronautas pudessem observar com uma riqueza maior de detalhes a superfície da Lua durante a corrida espacial.
Este avanço tecnológico continuará sendo necessário nas futuras missões espaciais e com certeza estarão mais uma vez criando novos componentes que sairão do espaço interplanetário e irão diretamente para nossas casas!
Desta forma, todos nós fazemos parte da corrida tecnológica espacial e poderemos sempre usufruir de seus avanços no conforto de nossos lares!
Tags:astronomia