E se estivermos sozinhos no Universo?!
Quase todo mês de uns anos para cá ouvimos dizer que foram descobertos novos exoplanetas e que alguns estão em sua Zona de Habitabilidade (ZH) orbitando a sua estrela hospedeira, possibilitando desta forma, a evolução da vida como nós conhecemos.
Até hoje, comprovadamente pela nossa Ciência, a vida só se desenvolveu aqui no planeta Terra e não temos ainda como explorar esses novos mundos que estão sendo descobertos para podermos saber se a vida também se desenvolveu por lá.
O que seria mais angustiante para nós seres humanos:
- Descobrir que estamos sozinhos nessa imensidão do espaço e nesta vastidão do Tempo cósmico?
- Descobrir que o Universo é habitado por milhões ou bilhões de formas de vida em milhares de planetas habitáveis e que nós somos uma simples (e talvez insignificante perante o Universo) espécie a mais no meio de tantas outras habitando todo o cosmos?
Acredito que ambas são angustiantes da mesma forma e intensidade. Mas, o fato é que ainda não temos como responder a essa inquietante indagação humana que nos aflige há tempos e continuará nos fazendo explorar ainda mais o Universo em busca desta resposta.
Alguns pesquisadores defendem a ideia de que há uma possibilidade de estarmos sozinhos no Universo e a vida tenha mesmo se desenvolvido somente aqui na Terra por ser algo exótico e muito complexo e não ter tido condições de se desenvolver em outros mundos. Outros defendem o oposto, que a vida existe em abundância pelo Universo (hoje é estimado a existência de 2 trilhões de galáxias e cada uma em média com 250 bilhões de estrelas), mas devido suas dimensões não temos tecnologia atual para conseguirmos detectar os vestígios desse desenvolvimento e ainda também este grupo defende que a vida poderia se desenvolver com a formação de componentes químicos diferentes dos que nós conhecemos, aumentando a possibilidade de existência de formas de vidas pelo cosmos.
O que temos certeza hoje é que esta busca irá prosseguir nos próximos anos e talvez décadas ou séculos ainda para podermos chegar a uma resposta ou em uma prova definitiva se estamos sozinhos no Universo ou não!
Alô tem alguém aí?
Tags:universo