Espaço Saturno

Instalação temática que abriga um modelo do Sistema Solar com cinco metros de diâmetro, no qual estão representados o Sol e todos os planetas. Os quais se movem com seus respectivos períodos orbitais em escala, disposto ao alcance do olhar dos observadores, podendo ser elevada até o teto da sala ambiente. A sala ainda conta com a representação das constelações zodiacais para descrever o movimento aparente do Sol na Esfera Celeste. Podem ser observadas as constelações representadas com suas estrelas em suas posições reais e entre elas das constelações de Capricornus (Capricórnio), Aquarius (Aquário), Pisces (Peixes), Aries (Carneiro), Taurus (Touro), Gemini (Gêmeos), Cancer (Caranguejo), Leo (Leão), Virgo (Virgem), Libra (Balança), Scorpius (Escorpião), Ophiuchus (Serpentário), Sagittarius (Sagitário). 

Assuntos abordados: A formação, composição e estrutura do Sistema Solar, além de sua localização no universo. Características individuais de cada planeta. Configurações planetárias, fase e brilho dos planetas. Movimentos planetários, Leis de Kepler e suas consequências. Escalas de tempo e ordem de grandeza na Astronômica, entre outros.

Observação: Atração Exclusiva para Escolas e Grupos Fechados.

 

Abordando assim os seguintes tópicos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC

 

CIÊNCIAS – 4º ANO

Calendários, fenômenos cíclicos e cultura

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.

 

CIÊNCIAS – 5º ANO

Terra e Universo. Constelações e mapas celestes. Movimento de rotação da Terra.

(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.

(EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

 

CIÊNCIAS – 6º ANO

Forma, estrutura e movimentos da Terra

(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.

 

CIÊNCIAS – 8º ANO

Terra e Universo. Sistema Sol, Terra e Lua

(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.