Nessa atividade você terá a oportunidade de ver a “superfície” ou Fotosfera do Sol, observar as manchas solares e outros fenômenos que ocorrem em nossa estrela. Poderá entender melhor qual a real cor do Sol, bem como seu tamanho comparado à outras estrelas e com a Terra.
Usaremos um telescópio equipado com filtro h-alpha, o qual possibilita a observação das manchas e protuberâncias solares. Filtro seguro para observação direta, o qual impede a passagem de mais de 99,9% da radiação solar que chega ao telescópio.
A imagem do Sol também é mostrada ao público através de projeção, usamos um equipamento chamado Celostato, que é um conjunto óptico formado por dois espelhos planos, um deles motorizado e direcionado para o Sol, e através do segundo espelho a luz que vem de nossa estrela é direcionada para uma luneta dentro do Solário, o que possibilita que vejamos a fotosfera solar num ambiente escuro e climatizado.
No decorrer da atividade é explicado o fenômeno das Auroras Polares, o qual está diretamente ligado à atividade do Sol, sendo mais intensas quando ocorrem explosões solares, as quais ocorrem em ciclos bem determinados, a cada 11 anos saímos de um período de baixa atividade para um período de alta atividade Solar. Essa dinâmica é marcada pelo número de manchas solares, quanto maior o número de manchas maior é a atividade de nossa estrela.
Nossa estrela é a única que conseguimos observar detalhes através de instrumentos ópticos, todas as demais estrelas se tornar apenas pontos de luz mais brilhantes quando apontamos instrumentos para elas. Não sendo possível então ter acesso a detalhes visíveis da estrutura da estrela.
Obtemos toda a informação que temos das estrelas atualmente através da luz. Sabemos sua temperatura e composição química, por exemplo, pela análise da luz que as estrelas emitem.
Venha participar conosco dessa interessante observação e aprendizado sobre o objeto que nos fornece a energia necessária para manter a vida, o Sol.