Essas Luas e suas Maravilhas – Encélado
Iniciando a série de artigos “Essas Luas e suas Maravilhas!” sobre as curiosidades e maravilhas das luas dos planetas do sistema solar, falaremos hoje sobre a lua Encélado do planeta Saturno.
Apenas relembrando que lua ou satélite natural é todo corpo celeste que gira em torno de outro corpo sem ser uma estrela. Por exemplo, temos satélites naturais de asteroides, planetas anões e dos planetas clássicos. A Terra só possui um satélite natural permanente que é a nossa famosa Lua (a deusa Selene dos gregos).
Com cerca de 500 km de diâmetro, Encelado é uma das 82 luas de Saturno, que é o planeta com maior número de satélites naturais em todo sistema solar.
O que mais chama a atenção nesta intrigante lua do planeta dos anéis é a descoberta de gêiseres ativos em sua superfície coberta de gelo. Sabe-se que abaixo desta superfície gelada existe água líquida.
Esses gêiseres, localizado no polo sul de Encelado, constantemente ejetando material de seu subsolo para a superfície desta lua e assim espalhando uma fina camada de partículas e gases em volta de Encelado, formando uma espécie de névoa a sua volta.
Ainda não se sabe a origem desta longa faixa (ver imagem abaixo) de dezenas de quilômetros na superfície gelada de Encelado. Provavelmente pode estar ligada as atividades de seu dinamismo superficial num passado remoto.
O satélite Encélado é um dos três corpos do Sistema Solar exterior (que estão além da orbita da Terra) junto com Io (uma das luas de Júpiter) com seus vulcões de enxofre e Tritão (uma das luas de Netuno) com “gêiseres” de nitrogênio, onde é possível observar erupções ativas.
Em aproximadamente 33 horas ele completa uma volta em torno de Saturno em seu movimento de translação, com uma velocidade orbital média de 12,64 km/s.
Encelado será com certeza um corpo celeste de muito estudo nas próximas décadas.
Que venham novas notícias!
Crédito das imagens: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA.