Essas Luas e suas Maravilhas – Tritão
Com cerca de 2.706 km de diâmetro, a maior lua (satélite natural) do planeta Netuno (em romano) e sétimo em escala de tamanho entre todas as demais luas do nosso Sistema Solar, recebeu o nome de Tritão por ser filho de Poseidon (o Deus dos mares e oceanos) na mitologia grega.
Muitas curiosidades orbitais envolvem esta intrigante lua. Tritão possui orbita retrógrada, ou seja, ele translada (gira) em torno de Netuno em sentido oposto a rotação do planeta. Além disso, a rotação desta lua é síncrona, fazendo com que Tritão sempre mostre a mesma face para o deus dos mares. Esta particularidade de possuir uma rotação síncrona, também se faz presente em nosso único satélite natural, a Lua (mas esta, é outra história a ser contada!).
Seu período orbital é de aproximadamente 5 dias e 21 horas e possui uma temperatura média em torno de -238⁰ C.
Exatamente por possuir uma orbita retrógrada, Tritão sugere ter sido capturado gravitacionalmente por Netuno e não ter sido formado próximo ao planeta. Em teoria, esta lua poderia ter sido formada no chamado Cinturão de Kuiper, que é um anel de milhares de corpos celestes além da orbita netuniana, que orbitam o Sol a exemplo do cinturão de asteroides, que se situa entre as orbitas do planeta Marte e Júpiter.
Tritão foi descoberto pelo astrônomo inglês William Lassell no dia 10 de outubro do ano de 1846.
A superfície de Tritão é coberta com uma camada transparente de nitrogênio congelado e sua tênue atmosfera também é formada basicamente deste mesmo elemento químico.
Nesta foto abaixo da sonda Voyager 2 feita em 1989, percebe-se formação de nuvens em sua atmosfera observada na borda inferior do horizonte de Tritão.
Toda a superfície de Tritão é cortada por vales e cordilheiras complexas, provavelmente resultado de tectonismo e vulcanismo em um passado não tão remoto como podemos observar na foto abaixo também feita pela sonda Voyager 2.
Provavelmente ainda teremos uma missão em alguns anos à frente que pesquisará melhor esta lua de Netuno e poderemos assim conhecer um pouco mais dos seus mistérios e maravilhas!