Homenagem aos 21 técnicos do acidente de Alcântara!
O trágico acidente de Alcântara, também conhecido como “a tragédia de Alcântara”, foi um grande incêndio seguido de algumas explosões, que destruíram o foguete brasileiro designado como VLS-1 V03 (VLS = Veículo Lançador de Satélites) em sua plataforma de lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Estado do Maranhão a 32 km da capital São Luís, matando 21 técnicos da área aeroespacial brasileira.
O objetivo da missão, que foi nomeada Operação São Luís, era de colocar o microssatélite meteorológico SATEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nano satélite UNOSAT da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a cerca de 750 km de altitude.
Este acidente ocorreu três dias antes da data prevista para o lançamento, às 13h 26min 05s (horário de Brasília) do dia 22 de agosto de 2003, entre os quadros 26 e 27 gravados pelo Circuito Fechado de TV da Torre Móvel de Integração. Ao mesmo que tempo que ocorria o acidente o presidente da AEB – Agência Espacial Brasileira – na época Sr. Luiz Bevilacqua, dava uma entrevista coletiva sobre o acordo firmado entre o Brasil e a Ucrânia para uso da base de Alcântara, sendo informado do acidente por jornalistas.
Após perícias feitas no local, ficou identificada que o processo de ignição ocorreu antes da hora e com isso a torre de lançamento não foi retirada a tempo sendo esta a principal causa do incêndio ocorrido.
Nesta semana o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Astronauta Marcos Pontes, fez uma menção a este episódio em suas redes sociais homenageando os técnicos falecidos no acidente.
Ficam aqui as nossas condolências aos familiares e que o projeto espacial brasileiro continue buscando novas inovações para que acidentes assim não aconteçam novamente e seguimos com prosperidade na conquista espacial.
Tags:homenagem