Marte será “escondido” pela Lua na próxima madrugada!
Na madrugada do dia 09 por volta de 5h30, pouco antes do nascer do Sol o planeta Marte (o Deus da Guerra, Ares, da mitologia Grega) será “escondido” (ocultado) pelo nosso satélite natural, a Lua (a Deusa Selene dos gregos).
Em algumas regiões de nosso país não será possível observar essa ocultação e ela será então apenas uma conjunção entre a Lua e Marte.
Ocultação é quando um corpo celeste passa a frente de outro corpo visível a partir da superfície da Terra sem provocar um Eclipse (quando há projeção de sombras de um corpo para outro), mas apenas escondendo o outro corpo celeste por perspectiva angular.
Será um evento visível a olho nu para nossa região, mas um pequeno telescópio pode oferecer uma bela observação desta efeméride astronômica no momento em que Marte se ocultara, possibilitando ver os detalhes da superfície lunar escondendo o planeta.
Você olhará bem alto no céu, próximo da Lua verá um ponto avermelhado, este é o planeta Marte. O ideal é que você comece a observar uma hora antes para acompanhar a aproximação dos dois corpos celestes até o momento da ocultação.
Essa aproximação é visível a olho nu porque a Lua ao orbitar nosso planeta tem sua velocidade maior que a do planeta Marte em seu movimento aparente na esfera celeste entre as estrelas, desta forma, nosso satélite natural passará a frente do planeta vermelho por perspectiva observada da superfície da Terra em algumas regiões dependendo da latitude e longitude onde estiver.
Essas ocultações também nos fornecem alguns dados científicos, como confirmações de velocidades orbitais dos corpos celestes envolvidos na efeméride e medidas de diâmetros bem como de detecção de atmosferas em alguns casos dependendo dos objetos que estão realizando a ocultação.
Boa ocultação e observação a todos!
Tags:marte