Matéria equivocada na TV gera indignação de astrônomos!
Está sendo veiculada por esses dias, em várias redes sociais, uma matéria exibida em 2017 por uma TV (link da matéria: http://g1.globo.com/bahia/bahia-meio-dia/videos/v/ponto-ao-lado-do-sol-e-o-destaque-na-previsao-do-tempo/6031381/) em um jornal local do Estado da Bahia, que gerou indignação no mundo da Astronomia devido às informações equivocadas (para não se dizer totalmente erradas) sobre uma foto enviada para este jornal de um telespectador mostrando o Sol e um ponto vermelho ao seu lado (veja foto abaixo).
O problema foi à forma como a apresentadora (lembrando que geralmente o apresentador apenas lê o texto feito por outra pessoa para noticiar algo sem ter o prévio conhecimento exato da matéria em si) abordou o que é o ponto vermelho ao lado do Sol nesta foto enviada.
Ela cita que falou com um determinado astrônomo (nome na matéria e no texto abaixo da SAB – Sociedade Brasileira de Astronomia) e que a explicação para o ponto vermelho seria o planeta Marte. Equivoco total, pois Marte jamais é visível a olho nu durante o dia.
Outro detalhe foi à explicação do porque Marte estaria visível agora nesta época ao lado do Sol. A apresentadora cita que “… no inverno a Terra se afasta do Sol e entra na “linha” de Marte…”.
Bom, vamos por partes, pois nesta fala o equivoco é muito grave: “… no inverno a Terra se afasta do Sol…”. As estações do ano em nosso planeta não ocorrem devido à posição da Terra em relação ao Sol. As estações, como aprendemos ainda no ensino fundamental da escola, ocorrem devido à inclinação do eixo de rotação terrestre em relação ao plano de sua orbita, por isso que as mesmas são invertidas em cada hemisfério. Sabemos perfeitamente que quando é inverno no hemisfério Sul é verão no hemisfério Norte e vice versa. Se a distância fosse à causa e não a inclinação do eixo de rotação, teríamos a mesma estação do ano sempre válida para os dois hemisférios da Terra. Outro ponto importante citado é que a Terra no inverno ao se afastar então do Sol, ela entra na “linha de Marte”. Provavelmente ela quis dizer que a Terra entra na mesma orbita do planeta vermelho e por isso o vemos no céu de dia na foto. Sabemos também, desde a época da escola, que os planetas têm orbitas bem definida e jamais um planeta entraria na orbita de outro assim naturalmente como se fosse algo comum e pudesse simplesmente ocorrer sempre.
Mas, o que realmente é então este ponto vermelho na foto?
Simples. Apenas reflexo da lente do celular em que foi feito esta foto. Geralmente as câmeras de celulares provocam efeitos de reflexão em suas lentes por não ser apropriada a determinada quantidade de luz incidente nelas. Fotos assim do Sol, são na verdade comum apresentarem reflexos deste tipo, que não são percebidos nos momentos que estamos realizando a mesma como entretenimento. Veja na imagem abaixo um exemplo de reflexo parecido com desta foto.
Enfim, queremos aqui, assim também como outras entidades na área de Astronomia também o fizeram, registrar que equívocos podem acontecer, pois sabemos que acontecem em todas as áreas nas mídias em geral, mas um equivoco deste foi gritante, infelizmente, e nós como divulgadores da Astronomia, não podemos deixar sem registo a importância da forma correta de se divulgar uma matéria assim a um publico leigo.
A SAB – Sociedade Brasileira de Astronomia – divulgou uma nota oficial em seu site sobre este episódio. Segue abaixo o texto publicado no site e o link do mesmo.
“A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) vem a público para corrigir graves erros de Astronomia presentes na matéria “Ponto ao lado do Sol é destaque na Previsão do Tempo”, veiculada em 2017 pelo programa Bahia Meio Dia da TV Bahia”. O vídeo tem sido compartilhado em vários momentos nas redes sociais, dando a entender que seja uma transmissão recente. Devido aos erros ali presentes, julgamos por bem esclarecer alguns pontos fundamentais.
Ao contrário do que o programa afirma, o ponto apresentado ao lado do Sol não é o planeta Marte, mas sim muito provavelmente um reflexo do próprio Sol sobre a lente da câmera. Presentemente, Marte está visível à noite nos céus da Bahia, a partir das 01 hora de Brasília, deixando de ser visível quando o Sol nasce. Ainda, não há qualquer sentido na explicação apresentada pela jornalista acerca de a Terra se afastar do Sol no inverno e entrar na órbita de Marte. Os planetas do Sistema Solar não cruzam as órbitas uns dos outros, as quais são suficientemente distantes entre si. Cabe ainda esclarecer que o inverno não é causado pela distância da Terra ao Sol, mas sim devido à inclinação do equador da Terra com respeito ao seu plano orbital, que faz com que os raios solares incidam mais inclinados nesta época do ano no hemisfério sul.
A SAB desconhece quem seja o Sr. José Carlos, citado como astrônomo consultado pela equipe do programa Bahia Meio Dia. A falta de sobrenome e de instituição ao qual está filiado não nos permite concluir que a pessoa consultada seja, de fato, um astrônomo, ou sequer que exista.
Aproveitamos para ressaltar que a SAB está à disposição da Imprensa para quaisquer dúvidas referentes a matérias sobre Astronomia.
O MAAS também sempre se colocou a inteira disposição da imprensa em geral para quaisquer esclarecimentos em assuntos relacionados à Astronomia, Cosmologia e Astronáutica.
Seguimos sempre com a responsabilidade da divulgação científica em nosso país para o público em geral. Erros acontecem, mas precisam ser corrigidos.