O Astronauta caído!
Calma! A expressão “O Astronauta caído!” não estamos nos referindo no sentido literal, ou seja, nenhum Astronauta caiu nesse momento.
Esta expressão se refere a uma placa comemorativa que foi instalada na superfície de nosso satélite natural, a Lua, durante a missão da Apollo 15 pelos astronautas David R. Scott e James B. Irwin, numa atividade extra veicular. Ela se encontra na região de Hadley-Apennine.
Nesta pequena placa feita em alumínio, estão os nomes de 8 astronautas da NASA e 6 cosmonautas russos que trabalharam para as missões espaciais. Seus nomes estão colocados na placa em ordem alfabética e ao lado desta se encontra uma pequena escultura de um astronauta/cosmonauta caído na superfície lunar.
Ela é uma obra do artista belga Paul Van Hoeydonck e foi colocada na Lua no dia 1 de agosto do ano de 1.971.
Tabela abaixo: Nomes, datas e causas das mortes dos 14 Astronautas/Cosmonautas que estão com seus nomes na placa do Astronauta caído.
Um dos nomes na placa é do cosmonauta russo Iuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço no dia 12 de abril do ano de 1.961 a bordo da Vostok 1 e poder observar nosso planeta de lá. Foi ele quem disse que a frase “A Terra é azul!” quando viu nosso planeta pela primeira vez do espaço. Ele realizou uma volta completa em órbita da Terra durante 108 minutos, a uma altitude de 315 km, num voo totalmente automatizado e com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h.
Mas, o avanço da ciência muitas vezes tem esses encalços e sempre sentimos muito com todas essas perdas e suas memórias serão sempre muito importantes e devem ser lembradas a cada salto que damos em nossas tecnologias contemporâneas.
Tags:astronauta astronomia