O calendário cósmico: 13,8 bilhões de anos em 1 ano!
Quando falamos em calendários, lembramos claro do nosso atual, com os dias da semana, meses e anos. O astrônomo estadunidense Carl Sagan (1.934-1.996) criou na década de 80 a série eternizada de “Cosmos”. Esta série foi um marco na televisão mundial pelos seus efeitos especiais e a maneira tão didática de conduzi-la de Carl.
Sagan transformava algo complexo em uma linguagem acessível aos leigos à ciência em geral para todos os povos sem distinção.
Além de viajar com uma espaçonave e ver a dança de dois buracos negros ocorrida há bilhões de anos os efeitos especiais da série original “Cosmos” mostra um elemento clássico: o calendário cósmico.
Para comparar a idade do Universo de 13,8 bilhões, ele transformou este tempo em apenas 1 ano para mostrar toda sua evolução temporal.
Carl faz toda a história do nosso universo ficar descrita num calendário cósmico com duração de um ano onde cada dia representa nada mais e nada menos que 40 milhões de anos. Desta forma, um mês tem mais de um bilhão de anos. O Sistema Solar se forma no dia 9 de setembro e o surgimento dos seres vivos na superfície terrestre acontece no dia 15 de setembro.
Os dinossauros aparecem pela primeira vez no dia 25 de dezembro e os primeiros primatas somente no dia 31. Os mais primitivos Homo Sapiens não chegaram até dez minutos antes da meia-noite do último dia do ano, e toda a história documentada da humanidade ocupa apenas os últimos 21 segundos deste calendário cósmico!
A tarde e a noite do último dia cósmico:
31 de Dezembro as 13h30.00 – Antepassados dos primatas (dos macacos e dos seres humanos).
31 de Dezembro as 22h30.00 – Apareceram os primeiros seres humanos.
31 de Dezembro as 23h00.00 – Uso de ferramentas confeccionadas em pedras.
31 de Dezembro as 23h46.00 – A “domesticação” do fogo.
31 de Dezembro as 23h56.00 – O mais recente período glacial da Terra.
31 de Dezembro as 23h59.35 – Civilização Neolítica.
31 de dezembro as 23h59.58 – Grandes navegações pelos Oceanos e Mares.
31 de Dezembro as 23h59:59: Começo da cultura moderna, o desenvolvimento da Ciência e tecnologia, a Revolução Francesa, a Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Apollo XI chega à Lua, as naves espaciais não tripuladas começam suas explorações planetárias, criação da internet e inicia a nova era espacial.
A série “Cosmos” é uma série que nos faz sonhar e também é necessária para os tempos “sombrios” como que vivemos atualmente, pois ela é para refletir sobre quem somos nós!
Que venha o próximo ano cósmico! Feliz ano novo!
Tags:cosmos