O Orrery do MAAS!
Os orreries são modelos pedagógicos mecânicos do Sistema Solar análogos a mecanismos de relógios. Eles geralmente mostram o Sistema Sol-Terra-Lua, onde se podem representar as fases lunares, os eclipses solar e lunar, as estações do ano em nosso planeta, a rotação e translação da Terra, mas também podem ser acrescidos de outros planetas neste modelo.
No Séc. XVII estiveram muitos em evidências e Séculos mais tarde, no ano de 1.984, os pesquisadores estadunidenses Sussman e Wisdom, desenvolveram um computador especialmente para cálculos avançados de mecânica celeste e que ajudaria a detectar o chamado “caos” no nosso Sistema Solar e deram-lhe o nome de Orrery digital.
Aqui no MAAS – Museu Aberto de Astronomia – parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências, possuímos um desses modelos mecânicos Orrery com cerca de 3 metros de diâmetro, onde podemos mostrar em uma escala a velocidade de translação da Terra comparada aos demais planetas de nosso Sistema Solar.
Conseguimos aumentar ou diminuir essa escala de velocidade e até mesmo parar o movimento dos planetas para as devidas explicações junto a nossos visitantes.
Nesta nossa sala, chamado de “Espaço Saturno” (ou Cronos, o Deus do Tempo na Mitologia Grega, pois aqui podemos controlar o tempo de translação terrestre a maneira que desejarmos) que se encontra o Orrery do MAAS, representamos também as 13 constelações zodiacais (constelações que são “cortadas” imaginariamente pelo Sol na esfera celeste durante o ano devido ao movimento de translação da Terra) e entendendo o porque o Sol ocupa durante esse movimento aparente essas áreas da esfera celeste e quais datas se encontra em cada uma delas.
Se você quiser conhecer um pouco mais desses modelos orreries e entender como nosso Sistema Solar se formou, evolui e se movimenta no espaço, venha conhecer o Espaço Saturno do MAAS.