O risco a saúde mental em uma viagem a Marte!
A NASA (Agência Espacial Americana) está muito preocupada com as estratégicas que serão necessárias serem traçadas para a segurança da saúde mental dos astronautas que partirão na Missão rumo ao planeta vermelho, Marte.
Sempre se soube dos riscos físicos a saúde que as radiações (energia contida em ondas eletromagnéticas ou carregada por partículas) oferecem estando no espaço, mas estudos contemporâneos indicam também que o cérebro pode sofrer graves disfunções devido a essas radiações. Agora, além dos desafios dos astrônomos, engenheiros e dos projetistas da Missão ao planeta Marte com a parte tecnológica, surgem novos problemas que os astronautas poderão enfrentar com a exposição fora da proteção do campo magnético da Terra e a NASA terá de encontrar soluções para a proteção de toda a tripulação nesta Missão.
O planeta Marte não possui uma proteção atmosférica como nosso planeta e uma longa exposição em sua superfície poderá ser muito prejudicial à saúde não somente física mas também mental dos astronautas.
Segundo alguns estudos atuais existem um alarmante aumento de risco para as funções cerebrais vitais durante viagens ao espaço com potenciais impactos até mesmo no humor e na capacidade de poder tomar decisões que os astronautas deverão enfrentar em determinadas situações emergenciais.
Cientistas submeteram alguns camundongos em laboratórios a doses de radiação semelhantes às que seriam encontradas durante a exploração no espaço e na superfície do planeta vermelho e esses sofreram complicações neurocognitivas, com fortes impactos na memória e no aprendizado.
Uma pesquisa indica também que ao menos um entre cinco astronautas que fossem a Marte regressaria ao nosso planeta com prováveis graves sequelas nas funções cognitivas cerebrais.
Esperamos pelas ações que a NASA desenvolverá nos próximos anos para resolver essas questões da saúde mental dos astronautas!
Tags:marte saúde mental