No MAAs contamos com uma seleção de telescópios para proporcionar ao nosso visitante uma experiência única na observação dos objetos celestes. Durante as sessões de observação é possível visualizar, de acordo com a época do mês e do ano, a Lua com suas crateras e cadeias de montanhas, os planetas Saturno, Júpiter, Urano, Netuno e Marte, por exemplo. Além de nebulosas e aglomerados estelares.
Nas observações no MAAs são utilizados telescópios de pelo menos 10 polegadas automatizados, isso quer dizer que para mostrar o céu para o público durante a observação não é necessário o astrônomo tocar no telescópio, pois ele de forma automática está acompanhando o movimento aparente do céu. Claro que antes da observação ele precisa de um alinhamento, mas depois disso consegue buscar e acompanhar os objetos no céu.
Além da observação com telescópios também é realizado um reconhecimento do céu a olho nu em nosso AstroTheatro, fazendo uso de lasers para facilitar o apontamento das estrelas e outros objetos. O espaço utilizado para a observação e contemplação do céu é uma disposição de círculos concêntricos, na qual os participantes se deitam a 45°, isso faz com que além de confortáveis estejam na melhor posição para observar o céu.
Nessa atividade conseguimos aprender mais sobre o que são constelações, quais são visíveis em diferentes épocas do ano e o motivo pela qual isso acontece, ouvimos também sobre mitologia, sobretudo a europeia, mas também sobre constelações idealizadas pelos indígenas. Além disso é possível abordar localização geográfica através das estrelas, aqui no Hemisfério Sul fazemos uso da constelação de Crux, o Cruzeiro do Sul, para localização.
Observar o céu é algo fascinante, percebe-se que as estrelas possuem cores diferentes, é possível ver meteoros, satélites artificiais cruzando o céu e estrelas que você nunca percebeu que estavam lá. Venha observar o céu noturno conosco.