Série Constelações – Antlia
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação da Máquina Pneumática (Antlia ou a Bomba de Ar).
Nome: Antlia (Máquina Pneumática – Bomba de Ar).
Origem histórica:
Esta desconhecida constelação por muitos, foi criada no ano de 1.756 pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille. Apesar de suas estrelas terem sido observadas por astrônomos da Grécia antiga, elas são muito fracas e acabaram não sendo incluídas em nenhuma constelação na época.
Seu nome, “Máquina Pneumática” tem origem francesa, pois é uma homenagem à invenção da Bomba de Ar, que foi criada pelo físico francês Denis Papin. Esta constelação acabou sendo retratada artisticamente de maneiras diferentes, às vezes representadas como uma Bomba de Ar com um cilindro usado nos experimentos iniciais de Papin, ou então uma versão mais avançada, onde aparecem dois cilindros.
Ano mais tarde, a União Astronômica Internacional adotou a “Máquina Pneumática” como sendo parte das oitenta e oito constelações oficiais da Astronomia.
Esta constelação não possui uma história nas Mitologias, já que o astrônomo Lacaille preferiu dar nomes de instrumentos científicos a algumas constelações do Hemisfério Sul batizadas por ele, entre elas a Bomba de Ar.
Principal estrela:
Alpha Antliae é a estrela mais brilhante desta constelação. Ela não possui um nome próprio e se encontra a aproximadamente 370 anos-luz da Terra. Já a sua magnitude visual é estimada entre 4,22 e 4,29.
Ela é uma estrela gigante e possui uma temperatura em torno de 3.990 K, o que a torna uma estrela de coloração alaranjada. Estima-se pra Alpha Antliae, cerca de 2,2 vezes a massa do nosso Sol.
Principais objetos:
Quase sem objetos celestes em destaques nesta constelação, a galáxia espiral NGC 2997 é o astro que mais chama a atenção. Esta galáxia foi descoberta por William Herschel no dia 4 de março do ano de 1.793. Está localizada a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância da Terra e possui uma magnitude visual de 11,2, ou seja, visível apenas com bons telescópios.
Tags:antlia