Série Constelações – Auriga

Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação do Auriga (o Cocheiro).

Origem histórica:
Auriga ou como também é conhecida com o nome de Cocheiro é uma constelação representada na esfera celeste desde a antiguidade e onde se encontra uma estrela bem famosa chamada Capella que significa cabrita.
Na mitologia grega, esta constelação representava Amaltéia, filha do rei de Creta, que teria amamentado o pequeno Zeus com leite de cabras. Em algumas cartografias celestes medievais, Auriga é representado como um jovem com uma cabritinha ao seu lado. Mas, existe uma segunda interpretação mitológica que Auriga representaria o filho de Hefesto (o deus romano Vulcano), que criou uma carroça para mover o seu corpo debilitado, daí a origem do nome de Cocheiro.
Principal estrela:
A estrela Alfa do Cocheiro é a Capella, a mais brilhante da constelação do Auriga e a sexta mais brilhante da esfera celeste. É uma gigante amarela com dimensões maiores que o nosso Sol e distante cerca de 42 anos-luz da Terra, possuindo uma massa aproximadamente 2,7 a massa solar e seu diâmetro equivale a 12 vezes o diâmetro do Sol.
Capella é um sistema estelar quádruplo. Sua dupla principal foi reconhecida primeiro através de um espectrógrafo e medida posteriormente em 1.919 com um interferômetro. Elas estão separadas aproximadamente por 120 milhões de km e têm duas outras companheiras que são duas estrelas anãs vermelhas de pouco brilho visual (magnitudes visuais estimadas em 10 e 12). O modelo quádruplo de Capella pode ser comparado a duas esferas de 35 e 20 centímetros de diâmetros, separadas por 3 metros e acompanhadas de duas outras esferas de 2 centímetros a 120 metros uma da outra e separadas 40 km de Capella e sua companheira principal.
Principais objetos:
Entre os objetos celestes presentes na constelação do Auriga podemos destacar os aglomerados abertos M36 (magnitude visual estimada em 8) e o M37 (magnitude visual estimada em 5,8). Com binóculos ou pequenos telescópios podem observar-se esses aglomerados compostos pelas estrelas mais luminosas de cada um deles.

Tags:auriga constelação