Série Constelações – Canes Venatici
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação de Canes Venatici.
Nome: Canes Venatici (Cães de Caça)
Origem histórica:
A constelação de Canes Venatici é também conhecida como os Cães de Caça ou Pegureiros. É uma constelação do Hemisfério Celeste Norte.
Na mitologia grega, os cães de caça chamados Astérion e Chara eram os cães fiéis do Boieiro e o acompanhavam em suas caçadas contra predadores de ovelhas e também serviam de guias para os rebanhos. Essa fidelidade dos caninos fez com que Deméter, a deusa dos grãos e mãe do Boieiro, pedisse a Zeus que, além do seu filho, os cães fiéis a ele fossem junto com o dono para a eternidade celeste. E assim foram transformados também em constelação.
As constelações vizinhas a Canes Venatici, segundo a divisão atual da esfera celeste, são a constelação da Ursa Maior, da Cabeleira de Berenice e a constelação do Boieiro.
Principal estrela:
A estrela chamada de Cor Caroli (que significa “Coração de Carlos”, em homenagem ao rei Carlos Segundo) é a mais brilhante desta constelação. Sua magnitude visual é de 2,81 e ela forma um sistema binário.
Principal objeto:
O Aglomerado Globular designado como Messier 3 (NGC 5272 ou M3) descoberto pelo astrônomo francês Charles Messier no ano de 1.764 é o principal objeto celeste da constelação de Canes Venatici. Ele se encontra cerca 33.000 anos luz da Terra e possui uma magnitude visual de 6,2, portanto invisível a olho nu.
Tags:constelações