Sessão Constelações – Aquário
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação do Aquário.
Origem histórica:
Aquário é uma das 13 constelações do Zodíaco ou constelações zodiacais (constelações estas cortadas pela linha imaginária do caminho aparente do Sol na esfera celeste), estando localizada entre as constelações do Capricórnio e Peixes. O Sol encontra-se em Aquário de 17 de fevereiro a 11 de março. Na mitologia grega, esta constelação é representada como sendo um jovem, ou às vezes um homem mais velho, derramando água de uma jarra. Este jovem era um belo pastor, chamado Ganimedes, de quem Zeus (o deus dos deuses e Júpiter na mitologia romana) se apaixonou. Zeus enviou então uma águia (em algumas versões afirma-se que o próprio Zeus é quem se transformou nesta águia) que levou Ganimedes para o Monte Olimpo, onde ele seria como um “copeiro” para os deuses. Esta constelação marca o início das chuvas para muitas culturas antigas. No Egito, por exemplo, acreditava-se que esta constelação causava as cheias anuais do famoso Rio Nilo.
Principais estrelas:
A estrela Alpha é conhecida com o nome de Sadalmelik e é a segunda estrela mais brilhante desta constelação. Ela é uma Supergigante amarela estando a aproximadamente 800 anos-luz da Terra. Seu diâmetro é cerca de 60 vezes o do Sol. O nome desta estrela, Sadalmelik vem da expressão árabe “Sa‘d AL-malik” que na tradução significa “sorte do rei”.
A estrela Sadalsuud (a Beta do Aquário), possui uma magnitude visual de 2,91 e é cerca de 50 vezes maior que o diâmetro do nosso Sol, sendo também 2.200 vezes mais brilhante que o mesmo. Esta estrela se encontra a aproximadamente 520 anos-luz de distância da Terra.
Principais objetos:
O aglomerado globular M2 é um dos objetos celestes de destaque desta constelação. O Messier 2 (NGC 7089) é um aglomerado descoberto pelo astrônomo e matemático italo-francês Jean-Domenique Maraldi em 1.746. É um dos maiores aglomerados globulares conhecidos da nossa Galáxia.
A Nebulosa “Saturno” conhecida também com NGC 7009 é uma nebulosa planetária, cujo nome de Nebulosa Saturno é devido à sua aparência semelhante ao planeta Saturno, com seus anéis visto de perfil. A NGC 7009 foi descoberta no ano de 1.782 pela astrônomo alemão William Herschel, sendo uma de suas primeiras descobertas. Sua distância é estimada em 3.900 anos-luz da Terra.
Tags:aquário constelação