Sessão Constelações: Capricórnio
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação do Capricórnio.
Nome: Capricórnio (Capricornus).
Origem histórica:
Na Mitologia Grega, a constelação do Capricórnio esta associada à Amaltéia, a cabra mítica que, a mando de Rea, dava de mamar ao menino Zeus (Júpiter) que foi escondido na ilha de Creta, para que quando adulto pudesse destronar a seu pai, o titã Cronos (Saturno).
Também está associada à figura do deus Pã, protetor das matas, campos e pastores, e à figura dos Sátiros, seres lendários gregos que habitavam os bosques e, como o próprio Pã, tinham corpo de homem e patas no lugar de pés, possuíam chifres e feições aparentemente que lembravam caprinas.
A constelação do Capricórnio é uma das 13 constelações zodiacais, ou seja, as constelações que são “cortadas” imaginariamente pela trajetória do Sol na esfera celeste devido o movimento de translação de nosso planeta. Situa-se entre as constelações de Aquário e do Sagitário, não contendo estrelas muito brilhantes.
Principal estrela:
A estrela Delta Capricórnio designada como Deneb Algedi é a principal componente desta constelação. Ela possui uma magnitude visual de 2,85 e se encontra a uma distância da Terra de aproximadamente 39 anos-luz de nós.
Principal objeto:
O aglomerado globular M30 é o principal objeto celeste desta constelação. Designado também como NGC 7099, ele é um aglomerado descoberto pelo astrônomo francês Charles Messier no dia 3 de agosto do ano de 1.764 e se encontra a cerca de 26.000 anos-luz da Terra. É visível com pequenos telescópios.
Tags:capricórnio constelação