Um furacão espacial na Terra!
Apesar de já ter sido previsto, mas nunca ter sido observado até então, um “Furacão Espacial” foi detectado pela primeira vez na alta atmosfera terrestre baseadas em observações realizadas por satélites artificiais no ano de 2.014 e divulgado recentemente.
Liderada pelo professor Qing-He Zhang da Universidade Shandong localizada no Leste da China, sua equipe fez a confirmação desta efeméride.
Ele é chamado de Furacão Espacial por se formar na atmosfera superior, chamada de Ionosfera e estava localizado sobre o polo norte magnético, sendo composto por uma estrutura em espiral com múltiplos braços onde os elétrons livres em vez de água, é quem se precipitam para a Ionosfera vindos do Sol, atravessando o Magnetosfera (o campo magnético da Terra).
A Ionosfera é uma camada atmosférica que está acima das chamadas Mesosfera, Termosfera e Exosfera. A Ionosfera interage diretamente com a Magnetosfera.
Este “furacão espacial” possuía cerca de 1.000 km de diâmetro, durou cerca de 8 horas e estava localizado a aproximadamente 860 km de altitude.
Com esta descoberta podemos contar com muitas questões em aberto, como por exemplo: Esses furacões espaciais podem influenciar o clima terrestre? Eles podem ser sazonais como os furacões tropicais comuns?
São questões que poderemos obter respostas num futuro próximo!