Sessão Constelações – Áries
Esta série descreve as principais características de cada uma das 88 constelações de nossa esfera celeste.
Nota 1: ano luz é igual a distância percorrida pela luz no “vácuo” durante um ano e que equivale aqui a 9 trilhões e 460 bilhões de km. Se uma estrela se encontra a 100 anos-luz de distância, significa também dizer que sua luz demorou 100 para chegar até nós, então estamos observando como ela estava há 100 anos.
Nota 2: as magnitudes visuais ficam entre valores de até 6,0 positivo para observações a olho nu. Quanto menor o valor da magnitude de um objeto celeste, maior seu brilho visual. Para questões de referências, a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius da constelação do Cão Maior, com uma magnitude visual de -1,5.
Hoje vamos falar da constelação de Áries.
Origem histórica:
Segundo um mito grego, o Carneiro ou Áries, era uma referência ao espécime mítico cuja lã se transformou em ouro, que resultou numa das buscas dos Argonautas (na mitologia grega, eram os tripulantes do navio Argos que, segundo essa lenda, foi até a Cólquida (Geórgia) em busca do Velocino de ouro). O carneiro também é um dos animais mais comumente sacrificados em oferendas em diversas culturas orientais.
A constelação de Áries é uma das 13 constelações zodiacais, ou seja, as constelações que são “cortadas” imaginariamente pela trajetória do Sol na esfera celeste devido o movimento de translação de nosso planeta. Situa-se entre as constelações de Peixes e do Touro, não contendo estrelas muito brilhantes. Uma das formas de encontrá-la no céu é localizar as Plêiades (aglomerado aberto de estrelas na constelação do Touro), pois fica próxima a este. O Sol se encontra em Áries nos dias de 19 de abril a 14 de maio.
Principais estrelas:
A estrela de nome Hamal é a estrela mais brilhante da constelação de Áries. Ela é uma estrela de grandes dimensões e de cor alaranjada. Sua distancia é de 65,9 anos-luz da Terra. Hamal Apresenta uma magnitude visual de 2,01 e é a 47ª estrela mais brilhante da esfera celeste.
Sheratam é conhecida como a beta de Áries, a segunda estrela mais brilhante desta constelação, com uma magnitude visual de 2,64 e se encontra a uma distância da Terra de aproximadamente 60 anos-luz.
Principal objeto:
A NGC 772 é uma galáxia em espiral localizada a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância da Terra e é um dos principais objetos celestes da constelação de Áries.
Como ela possui uma magnitude visual de 10,3, é somente melhor visível com Telescópios de médio porte.
Tags:áries constelação