A missão Hayabusa 2 – de volta ao lar!
A Hayabusa 2 é uma sonda não tripulada e robótica da Agência Espacial do Japão com a missão de recolher amostras de material do asteroide 162173 Ryugu (localizado a cerca de 244 milhões de quilômetros da Terra e com um diâmetro do semi eixo maior em torno de 900 metros) e retornar à Terra com essas amostras para análise de composição química e datação de idade.
O lançamento desta sonda ocorreu no dia 3 de dezembro do ano de 2014 no Centro Espacial de Tanegashima (Japão) por um foguete modelo H-IIA. Depois de uma viagem solitária de 3,5 anos cumprindo uma longa distância através do espaço, a nave Hayabusa 2 chegou ao seu destino, o asteroide Ryugu, no dia 27 de junho de 2018.
A sonda realizou com sucesso um pouso desafiador na superfície irregular do Ryugu no dia 22 de fevereiro do ano de 2019. Engenheiros e astrônomos da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão confirmaram que, durante essa operação autônoma, a Hayabusa 2 pousou dentro de um “alvo” de apenas seis metros de largura aproximadamente. Ao pousar, a sonda efetuou um disparo de um projétil de aço na superfície do asteroide para espalhar fragmentos e poder realizar sua coleta.
A complexa missão seguiu os passos de sua antecessora Hayabusa, com um acréscimo de um dispositivo explosivo para criar uma pequena cratera e atingir camadas mais profundas do asteroide. Em abril do ano de 2019, essa cratera foi criada e o material que foi ejetado da cratera havia se acumulado cerca de 20 metros para um dos lados dela. Este local se tornou o “alvo” para o seu segundo pouso.
O Segundo Pouso da Hayabusa 2
No dia 11 de julho de 2019, a sonda realizou mais um pouso bem sucessido no asteroide Ryugu. Quando a nave pousou, ela disparou outro projétil na superfície, espalhando poeira e fragmentos de rocha para serem coletados e após isso, a Hayabusa 2 se lançou ao espaço novamente, desta vez em direção a sua casa, o nosso planeta.
À volta para casa
Após a pesquisa no Ryugu que durou cerca de um ano e meio e coletar por duas vezes amostras deste corpo celeste, a sonda iniciou em novembro de 2019 sua longa trajetória de retorno. As amostras recolhidas poderão ajudar os astrônomos elucidarem um pouco mais sobre as origens de nosso Sistema Solar.
A chegada da Hayabusa 2 a Terra está programada para o mês de dezembro de 2.020.
Que seja bem vinda de volta ao lar!