Astronauta Americana bateu recorde no espaço!
Neste ano de 2.020 a astronauta estadunidense Christina Koch, 41 anos, bateu um recorde espacial. Ela encerrou no dia 6 de fevereiro uma missão de 328 dias, sendo a mulher com maior permanência no espaço até hoje.
Ela também liderou a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina no ano de 2.019. Depois desta estadia recorde na Estação Espacial Internacional (EEI), ela pousou no Cazaquistão na cápsula russa Soyuz MS-13 juntamente com o astronauta europeu Luca Parmitano e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov.
O recorde de estadia de uma mulher no espaço, antes pertencia a Peggy Whitson (também da NASA). Em outubro de 2.019, foi à primeira vez em que duas mulheres saíram da EEI ao mesmo tempo. Na primeira tentativa de realizar essa caminhada espacial feminina, em março do mesmo ano, acabou sendo cancelada devido à falta de um traje espacial do tamanho correto. Este episódio levou a NASA a um debate sobre a igualdade de gênero na comunidade espacial. Existem muitos detalhes ainda a serem discutidos sobre este tema e que a NASA está preocupada em corrigir todos esses fatores relacionados.
A NASA confirmou também que esta longa missão de Koch fornecerá dados necessários sobre como a ausência de peso ou a baixa gravidade e a radiação espacial podem afetar o corpo feminino em voos espaciais de longa duração em futuras missões.
Para as Missões Artemis e a Missão Marte, existem a possibilidade de mulheres comporem a equipe e os dados obtidos com a longa permanência da astronauta Koch irá ajudar na programação dessas novas missões.
O que se estuda é se a influencia das radiações podem agir de maneira diferente para o corpo de uma mulher em relação a um homem estando no espaço ou se essa influencia pode ser equiparada a ambos.
Bem vindos à igualdade espacial!