Um novo par de Terras?
Um grupo de cerca de 200 astrônomos de 11 países numa pesquisa em conjunto detectaram um novo sistema planetário com dois planetas que podem ter características parecidas com a Terra a 12,5 anos-luz de nós.
Eles se encontram orbitando a estrela Teegarden na constelação de Áries. Essa estrela é uma anã vermelha (menor que o Sol com massa cerca de 0,08 a massa solar), sendo eles catalogados como Teegarden b e Teegarden c.
Seus respectivos tamanhos comparados a Terra são de 1,25 e 1,33 vezes o diâmetro terrestre respectivamente. Esses dois exoplanetas orbitam sua estrela hospedeira, de modo que o Teegarden b realiza uma orbita completa em 5 dias terrestres e o Teegarden c em 11 dias terrestres, ou seja, seus anos tem períodos curtíssimos comparados ao nosso.
Apesar da distância de sua estrela, esses dois exoplanetas estão numa região que podem conter agua em estado liquido (a chamada Zona de Habitabilidade) principalmente o Teegarden c.
Uma curiosidade: O sistema planetário de Teegarden se formou há nove bilhões de anos, portanto, o dobro do tempo que o nosso Sistema Solar se formou a cerca de 4,6 bilhões a 5 bilhões de anos. Então, houve duas vezes mais tempo para desenvolver formas de vida nestes exoplanetas (caso haja realmente condições para esta evolução da vida nesses novos mundos descobertos).
Não temos como saber nem se esses corpos celestes descobertos possuem atmosfera e se possuir se com composições parecidas com a nossa e em condições de favorecer o desenvolvimento de vida como nós conhecemos.
O Telescópio Espacial James Webb, que será lançado no mês de março do ano de 2.021, poderá trazer mais informações sobre esse novo par de Terras!
Tags:exoplaneta planeta terra