A Equação de Drake!
Esta equação foi formulada como um “argumento probabilístico” usado para poder estimar o número de possíveis civilizações extraterrestres existentes em nossa Galáxia pelo astrônomo estadunidense Frank Drake no ano de 1.961, para poder estimular uma conversa científica no primeiro encontro do Projeto SETI (do inglês: Search for Extra Terrestrial Intelligence, ou seja, Busca por Inteligência Extraterrestre) realizado em Green Bank, Virgínia (EUA).
Esta equação provou ser controversa, já que vários de seus valores são desconhecidos atualmente, além de possuir muitos valores abrangidos. Isso levou alguns críticos a rotularem a equação como apenas um “palpite”.
Drake elaborou o Projeto Ozma onde investigou as estrelas Épsilon Eridani e Tau Ceti escaneando frequências de rádio na banda do Hidrogênio de 21 cm de comprimento ou 1,42 giga-hertz, durante o mês de abril até o mês de julho de 1.960. Este projeto de Drake não foi bem sucedido. Depois disso, Drake foi um dos fundadores do maior projeto de busca de vida inteligente fora da Terra, o Projeto SETI.
A equação:
Cada variável representa:
N = é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer alguma comunicação.
R* = é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia.
Fp = é a fração de tais estrelas que possuem planetas em sua órbita.
ne = é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas, ou seja, que estão na zona de habitabilidade.
fl = é a fração dos planetas com potencial para vida e que realmente desenvolvem vida.
fi = é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente.
fc = é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer uma comunicação.
L = é o tempo esperado de vida de uma civilização com todo esse potencial.
Drake também forneceu valores baseados nas suas pesquisas para essas variáveis:
R* – estimado em 1/ano.
fp – estimado entre 0,2 a 0,5.
ne – entre 1 a 5.
fl – estimado em 1.
fi – estimado em 1.
fc – estimado em 0,1 a 0,2.
L – estimado entre 1.000 a 100.000.000 de anos.
Se inserirmos os menores valores acima na equação, obtemos um resultado de N= 20. Já inserindo os maiores valores N= 50.000.000.
Dados as incertezas corretas de cada valor, hoje se estima baseado na Equação de Drake um número de N entre 1.000 a 100.000.000 de civilizações em nossa Galáxia!
Tags:extraterrestres