30 anos do Pálido Ponto Azul
O astrônomo estadunidense Carl Sagan era membro da Missão Voyager 1 e no ano de 1.990 ele fez uma solicitação a equipe da missão e foi atendido. Ele pediu que a sonda lançada no ano de 1.977 e viajando a 64.000 km/h pelo espaço e após realizar sua passagem pelos planetas gigantes gasosos de nosso Sistema Solar, Júpiter e Saturno, se virasse para a Terra e a fotografasse.
A Voyager 1 estava a 6 bilhões de km de nós e na foto (ver foto abaixo) nosso planeta aparece como um “pálido ponto azul”!
Na imagem, a Terra tem apenas 0,12 pixels! Esta famosa foto foi realizada pela Voyager 1 no dia 14 de fevereiro do ano de 1.990.
Essa foto não tem valor científico para pesquisa ou coleta de dados, mas para Sagan a importância está na visão que temos de nosso mundo a essa distância, ou seja, tudo que vivenciamos estão ali naquele pequeno ponto, nossas angustias e anseios, alegrias e tristezas, guerras e harmonias, tudo está ali naquele pálido ponto azul…
Em 1.994 Sagan escreveu o livro “Pálido Ponto Azul”, onde ele cita: “Olhem de novo para o ponto. É ali. É a nossa casa. Somos nós. Nesse ponto, todos aqueles que amamos que conhecemos de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas”.
Quem sabe um dia poderemos olhar novamente esta foto e vermos de outra forma nosso mundo, melhor ou pior, não sabemos, mas hoje esta é a Terra, vista da periferia de nosso Sistema Solar, apenas um pequeno pálido ponto azul navegando pelo espaço sideral!
Tags:carl sagan