Amanhã: Eclipse Solar Anular (não visível do Brasil)
Eclipses solares podem ocorrer duas, três e até quatro vezes por ano, mas é preciso estar no lugar certo, na hora certa e as condições climáticas favorecerem.
Amanhã, dia 21/06 (domingo,) ocorre um Eclipse Solar Anular visível na África, Oriente Médio, Índia, Paquistão, China e extremo leste da Oceania. O eclipse será parcial na Rússia, leste europeu, África, Ásia e extremo norte da Austrália, mas infelizmente, será totalmente invisível no Brasil.
Este tipo de Eclipse Anular ocorre quando a Lua está em fase de Nova e se encontra alinhada com o Sol e a Terra, estando entre ambos, mas em uma distância da Terra próximo de seu perigeu (ponto orbital de maior distância da Lua em relação ao nosso planeta). Nesta configuração, nosso satélite natural fica com seu menor diâmetro aparente observado da superfície terrestre, então a Lua não consegue encobrir totalmente o disco solar como acontece no durante um Eclipse Total do Sol (veja ilustração abaixo).
No Eclipse Anular, como o próprio nome diz, nossa estrela fica com um anel exposto durante esta efeméride (veja imagem abaixo) que não foi encoberto pela superfície do disco lunar.
Como este Eclipse não será visível de nosso território nacional, em tempos de internet, isso não é mais problema, pois poderemos acompanhar ao vivo este belo espetáculo da natureza.
Alguns sites estarão transmitindo ao vivo o eclipse, como por exemplo, o do link a seguir: (https://www.virtualtelescope.eu/webtv/) – Virtual Telescope.
Para este eclipse, a duração será de aproximadamente 6 horas no tempo total, desde o inicio da parcialidade até o final do evento. Seu momento máximo será as 15h40 (horário de Brasília).
Bom Eclipse a todos!
Tags:eclipse