Conhecendo as Estações do Ano – Início do Inverno é na sexta-feira!
Desde a antiguidade, o ser humano tem o conhecimento do frio e do calor (ou melhor, temperatura baixa e temperatura alta) em determinadas épocas distintas. Conseguimos perceber muito bem esta diferença em nosso clima no dia a dia. As Estações do Ano tiveram origem nessa percepção da variação em nosso clima (chuvas, estiagem, inflorescência e a variação de temperatura) de região para região.
Um grande Mito ainda nos dias de hoje, levam algumas pessoas pensarem que o calor (aliás, usar a palavra calor é equivocado, pois calor significa Energia em trânsito, então devemos usar o termo correto de Temperatura alta) ocorre quando estamos mais próximos do Sol. E que quando estamos mais distantes dele, ocorre o Inverno, ou seja, temperatura mais baixa.
A distancia da Terra em relação o Sol realmente varia enquanto ocorre a Translação (pois, a órbita da Terra é uma Elipse e não um círculo perfeito. No ponto mais próximo ficamos a 147 milhões de km da nossa estrela e no mais distante a 152 milhões de km), mas essa variação de distancia não é significativa para determinar a variação de temperatura em nosso planeta a ponto de provocar as chamadas estações do ano. Na verdade o que provoca esta variação é a inclinação do eixo de Rotação da Terra em relação a uma perpendicular ao plano de sua órbita (a órbita da Terra é chamada de Eclíptica), que é de 23 graus e 27 minutos.
Se a distancia e não a inclinação do eixo de Rotação é quem influenciassem as estações do ano em nosso planeta, teríamos de ter a mesma estação em ambos os hemisférios terrestres (norte e sul) ao mesmo tempo. Mas, sabemos que quando é verão para nós aqui do hemisfério sul, temos o inverno no hemisfério norte exatamente devido os 23 graus e 27 minutos de inclinação de nosso eixo de rotação.
Em certo momento da nossa translação temos o hemisfério norte mais voltado para o Sol e em outro momento temos o sul mais voltado para o Sol, provocando esta variação de temperatura que acaba ocasionando as estações do ano.
Equinócios e Solstícios:
As estações intermediarias, da primavera e do outono, são marcadas pela posição do Sol nos pontos chamados de Equinócios. A palavra Equinócio significa igualdade. Será somente nos Equinócios que teremos um dia de 12 horas e uma noite de 12 horas (isso não chega a ser exato, pois depende da latitude em que você está). Também ocorre somente nos Equinócios o nascer do Sol exatamente no ponto cardeal Leste!
As estações de verão e inverno se iniciam quando o Sol passa pelos chamados Solstícios. Essa palavra quer dizer Sol “estacionário”. Existem dois Solstícios: o de verão e o de inverno. Nossos antepassados definiram esta data pelo dia em que o Sol se encontra mais afastado (declinado) do ponto cardeal Leste. Após a data do Solstício, o Sol volta a “caminhar” para o Leste. Para nós do hemisfério sul, quando o Sol se encontra no solstício de Verão, significa que ele esta em seu maior afastamento angular do ponto Leste em direção ao Sul. Esta declinação observada na linha do horizonte é de 23 graus e 27 minutos. Durante o Inverno ocorre esta mesma declinação para o ponto cardeal norte e é isto que está ocorrendo neste momento e na sexta-feira dia 20 exatamente as 18h43 (horário de Brasília) o Sol estará no Solstício de Inverno para o Hemisfério Sul e consequentemente o Solstício de Verão para o Hemisfério Norte.
Coloquem seus casacos e que venha o Inverno!
Tags:inverno