Cronos, o Deus do Tempo!
Considerado na Mitologia como o deus do Tempo, Cronos (em grego) é o deus Saturno (em romano). Ele é o filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra.
Cronos era impiedoso, sobretudo quando é visto em seu aspecto destrutivo, controla o tempo inexpugnável que rege os destinos de todos e a tudo ele pode então devorar quando desejar.
Para os gregos comuns, Cronos (e somente ele) era o deus do tempo por excelência e por toda a existência, por isso a presença muitas vezes de uma ampulheta em suas mãos.
Cronos é representado na maioria das vezes com uma foice em uma de suas mãos, com a qual se conta a lenda mitológica, ele teria conseguido castrar seu pai Urano e destronado do trono dos deuses do Olimpo.
Conta-se que com um único golpe de sua foice, Cronos executou seu plano. Após esse ato, ele jogou os testículos de seu pai no oceano. Dos testículos de Urano, foi produzida uma espuma branca na qual emergiu a deusa da beleza e do amor, Afrodite (Vênus em romano).
Cronos casou-se com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos: três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três homens, Hades, Poseidon e Zeus.
O deus do Tempo temia uma maldição que ouviu certa vez de um oráculo que ele seria destronado de todo seu poder. Ele passou então a simplesmente engolir todos os seus filhos ao nascerem. Engoliu todos, exceto Zeus, que Reia conseguiu salvar de uma maneira inusitada.
Ela enganou Cronos ao enrolar uma pedra em um pedaço de pano e dando a ele como se fosse Zeus para ser comido, a qual o deus do Tempo engoliu e não percebeu essa troca feita por sua esposa.
Posteriormente, Zeus é quem destrona seu pai do trono e se torna o deus dos deuses, mas isto é outra história a ser contada!
Uma curiosidade é que quando usamos a palavra cronômetro em nosso dia a dia, é uma referência ao deus do Tempo Cronos, já que cronômetro quer dizer a medida (metro) do tempo (crono).
Tags:cronos mitologia grega saturno