Missões Espaciais – Voyager
Voyager é o nome atribuído ao programa estadunidense de exploração espacial da NASA que se iniciou no ano de 1.977.
Tivemos o lançamento de duas sondas não tripuladas, a Voyager 1 e a Voyager 2, sendo o principal objetivo inicial de estudar os planetas Júpiter e Saturno e seus satélites naturais. Mas, este programa Voyager foi então ampliado com a inclusão para se realizar as primeiras explorações dos planetas mais distantes ainda, Urano e Netuno e também o acréscimo de um estudo do espaço além a orbita do ainda considerado planeta Plutão (lembrando que desde 2.006 Plutão foi reclassificado como um planeta anão).
A sonda Voyager 1 foi lançada no dia 5 de setembro de 1.977 para explorar os planetas Júpiter e Saturno prosseguindo posteriormente para a periferia do nosso sistema. No última dia 20 de abril de 2.020, a Voyager 1 somou nada mais e nada menos que 42 anos, 7 meses e 15 dias em operação, continuando recebendo comandos de rotina e transmitindo dados para o nosso planeta Terra.
A Voyager 1, mesmo sendo lançada para a sua missão após a Voyager 2, fez uma trajetória muito mais favorável atingindo o seu ponto mais próximo maior planeta do nosso Sistema Solar, Júpiter, no dia 5 de Março de 1.979. Depois, seguiu viagem para o complexo sistema do planeta Saturno, onde chegou no dia 12 de Novembro do ano de 1.980.
Devido a essa trajetória diferenciada formulada para um estudo das luas Io de Júpiter e Titã de Saturno, não foi possível a Voyager 1 seguir sua missão em direção aos outros planetas do sistema. Desta forma, a sonda seguiu uma trajetória que a levou para a periferia do Sistema Solar.
No dia 26 de junho de 2.013 a NASA anunciou então que a sonda Voyager 1 estava em uma região um pouco desconhecida de informações do Sistema Solar. É uma região onde é predominada por partículas solares que representam os limites para o espaço interestelar, mas, que não é o mesmo que dizer que é o limite do Sistema Solar, pois este se estende muito mais além desta região atual onde se encontra a sonda.
Já a Voyager 2 foi lançada também pela NASA no dia 20 de agosto de 1.977, antes da Voyager 1 por questões orbitais. Explorou os quatro planetas gigantes do Sistema Solar, (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e produziu uma quantidade de resultados científicos enormes e também as melhores fotografias daqueles corpos celestes e dos seus respectivos satélites naturais até então.
No ano de 1.990, com todos os seus objetivos alcançados no Sistema Solar, iniciou-se o chamado programa “Missão Interestelar Voyager”. Como os seus sistemas eletrônicos são alimentados por pequenos geradores nucleares, essas duas sondas Voyagers poderão continuar em funcionamento parcial até aproximadamente o final da nossa atual década de 2.020.
Vamos aguardar as novas surpresas das Voyagers!
Tags:voyager