O Satélite Nacional ITASAT-1
Nosso país está sempre buscando avanços tecnológicos para o quesito Astronáutica e o Programa Espacial Brasileiro (PEB) compreende a pesquisa e o desenvolvimento das tecnologias de veículos lançadores, de produção de satélites e da exploração espacial em geral no Brasil. Desde o ano de 1.994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) é quem oficialmente coordena o programa espacial nacional.
O ITASAT-1 é um microssatélite nacional, sendo um satélite classificado como CubeSat 6U (CubeSat é um tipo de satélite em forma de um cubo miniaturizado usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. Os chamados CubeSats normalmente possuem volume de 1 litro (um cubo de 10 cm de arestas) e geralmente uma massa de até 1,33 Kg) construído pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Os objetivos do ITASAT-1
O objetivo principal é poder capacitar estudantes que estão envolvidos neste projeto e que poderão desta forma fazer uso dos conhecimentos adquiridos para fornecer instrumentação a vários setores de nossa sociedade comum e também desenvolvimentos correlacionados no setor espacial qualificando assim no espaço, os componentes e os equipamentos que serão utilizados em satélites.
Suas características principais
Originalmente o ITASAT-1 era para ser um microssatélite na classe de 80 kg, até que no ano de 2.013 o projeto foi alterado para um satélite da classe CubeSat 6U devido às dificuldades para encontrar uma oportunidade de lançamento para o ITASAT-1 do projeto original.
Ele possui placas solares montadas em sua própria superfície e leva várias cargas experimentais como um sistema de recolhimento de dados, um receptor de GPS e um sistema de câmera com aproximadamente 80 metros de resolução da superfície terrestre.
O lançamento bem sucedido
O ITASAT-1 foi lançado ao espaço no dia 3 de dezembro do ano de 2.018, como uma carga “secundária” no famoso foguete Falcon 9 Block 5 da empresa estadunidense SpaceX a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, EUA.
Tags:ITA missão espacial