Uma inédita fotografia direta de dois exoplanetas de um mesmo sistema!
Pela primeira vez um Sistema Planetário parecido com o nosso foi fotografado diretamente. O Very Large Telescope (VLT) pertencente ao ESO (Observatório Europeu do Sul) foi quem registrou as imagens inéditas.
Este sistema planetário possui uma estrela muito jovem, mas similar ao nosso Sol. Nesta foto inédita registrada é possível observar dois exoplanetas (planetas que orbitam estrelas sem ser o Sol, ou seja, que estão em outros sistemas planetários) e isto a tornou exclusiva.
Uma foto direta de dois ou mais exoplanetas de um mesmo sistema planetário, é rara; apenas dois desses sistemas foram diretamente observados até agora, ambos em torno de estrelas bem diferentes do nosso Sol. Por isso, esta imagem ganhou muito entusiasmo dos astrônomos.
Os exoplanetas fotografados são gigantes gasosos. Foram designados como TYC 8998-760-1b e TYC 8998-760-1c. Esta imagem foi possível ao bloquear a luz da estrela hospedeira que é bem jovem para não ofuscar a imagens dos exoplanetas que tem um brilho muito mais fraco que ela e também por serem exoplanetas novos e com isso emitem no infravermelho por terem temperaturas mais altas que exoplanetas já com mais idade de formação.
Esses dois exoplanetas orbitam ao redor de sua estrela a cerca de 160 e 320 vezes a distância entre o Sol e a Terra e o que fica mais próximo dela possui cerca de 14 vezes a massa de Júpiter e o outro, 6 vezes.
A estrela hospedeira é designada como TYC 8998-760-1 e ela possui apenas 17 milhões de anos e está situada na constelação da Mosca, no hemisfério celeste sul. Esta constelação fica ao lado do Cruzeiro do Sul, bem visível em nossa região nesta época do ano. Para efeito de comparação, nosso Sol possui 5 bilhões de anos contra os 17 milhões da TYC 8998-760-1.
Este ainda é um sistema planetário em formação e inicio de evolução, bem diferente de nosso sistema já com praticamente meia vida.
Seguimos na busca de novos mundos!
Tags:exoplanetas